15 de novembro de 2017

SUCIRANDHRÁSANA: COMO FAZER O BURACO DA AGULHA




HUMBERTO J. MENEGHIN


Presente em quase todas as práticas de ásanas que promovem a abertura do quadril, sucirandhrásana, mais conhecida como o buraco da agulha, não é uma postura difícil de se fazer. No entanto, uma auto-observação é necessária para que por esse buraco possa passar até um camelo e um rico que almeja ir para o céu.


Parábola à parte, o buraco da agulha é uma daquelas posturas que provavelmente você já fez durante uma aula de educação física na escola, quando era criança ou adolescente e até mesmo numa academia, sem precisar que se tratava de uma postura do Yoga típica para abrir o quadril.


Sim, sucirandhrásana, o buraco da agulha é um ásana que se faz ao chão deitado de costas sobre o mat e não deve ser confundido com o pasásana a postura do laço que se faz de cócoras ou também aquela outra versão mais simples feita de joelhos, em leve torção e com um dos braços ao chão.


  1. Veja que deitado de costas sobre o tapetinho de Yoga, com as pernas dobradas e as solas dos pés tocando o chão, o praticante realiza o número 4, rotacionando externamente a perna esquerda, o fêmur, trazendo o tornozelo esquerdo abaixo do joelho da perna direita,                                                                                                                     
  2.  para, então, elevar um pouco o peito e permitir que o braço e mão esquerda passem através do espaço entre as pernas, enquanto o outro braço, o direito, segue pelo lado de fora, para que os dedos das mãos se entrelacem e se coloquem na parte posterior da perna direita que está fletida.                                                     
  3. A cabeça e os ombros permanecem relaxados e o praticante começa a perceber o alongamento pelo lado esquerdo do quadril, nos músculos do respectivo glúteo, especificamente no piriforme, liberando o nervo ciátio, relaxando alguma tensão que esteja alojada na lombar e até atenuando um leve desconforto.                         
  4. Os flexores do quadril também são alongados, servindo o sucirandhrásana como uma postura preparatória ao padmásana, bem como para outras mais à frente da sequência de ásanas que solicitarão da estabilidade do quadril.                                                                                                    
  5. No entanto, durante a permanência na postura que pode ser de oito a quinze respirações ou um pouco mais é recomendável que ambos os pés permaneçam flexionados para que não causem qualquer desconforto aos joelhos.                                                                                                                                                         
  6. Para os que têm o “quadril apertado” ficar no estágio inicial formando o quarto pode ser recomendado. No entanto, o uso de uma fita específica pela parte posterior da perna, a que irá flexionar e se aproximar do corpo, pode ser uma solução para ir um pouco mais adiante no buraco da agulha.                                                                                                                                                             
  7. Ao invés de entrelaçar os dedos das mãos na parte posterior da perna que se flexiona, o praticante também pode optar em entrelaçá-los pela frente, logo abaixo do joelho. No entanto, para não se exigir demasiadamente dos joelhos a opção descrita no item 2 se mostra mais favorável.                                                                                                                                                         
  8. Para intensificar a postura, traga um pouco mais o joelho direito em direção ao peito e pressione o cotovelo do braço esquerdo na parte interna da perna esquerda.                                                                                                                 
  9. Ou até opte por trazer o pé esquerdo para o meio da perna direita ou mais abaixo, ao invés de mantê-lo posicionado abaixo do joelho direito.                                                                                                                                                         
  10. Esta postura é contraindicada para quem tem dores insistentes nos joelhos, na lombar e no sacroilíaco.                                                                                                                
  11. Lembre-se de realizar o buraco da agulha para o outro lado e ficar o mesmo tempo em que esteve anteriormente. Tabalha horas sentado no escritório? Experimente fazer o sucirandhrásana antes e depois do expediente. E havendo mais tempo, uma boa aula de Yoga!

Harih Om!

Curta/LIKE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário