23 de julho de 2017

GANESHA MUDRA: BENEFICIA O CORAÇÃO E PULMÕES





HUMBERTO J. MENEGHIN


Removedor dos obstáculos, o Deus Hindu Ganesha, também tem o seu mudra. Não, não é um mudra que lembre a tromba e as grandes orelhas de um elefante, mas um gesto que denota a força, coragem e a garra que precisamos para enfrentarmos os desafios e as situações que a vida nos apresenta.


Não há muito segredo e dificuldade para executar o mudra de Ganapati. E, num primeiro momento, o praticante traz os braços e as mãos frente ao peito, com os cotovelos flexionados.


Tendo a palma da mão esquerda voltada para frente com o polegar apontando em direção ao plexo solar, flexione os outros quatro dedos desta mão e agarre os mesmos da mão direita que tem a palma voltada para você e o polegar apontando para cima.


Desta forma, inspire e na expiração exerça uma ação isométrica com os dedos das mãos em garra, permanecendo assim por cerca de três ou cinco respirações, observando seus braços, cotovelos, ombros e músculos do peito, para depois inverter a posição das mãos, com a palma da esquerda voltada para o peito e polegar para cima e a direita voltada para frente com o respectivo polegar apontando para o plexo solar. Repita a ação isométrica com os dedos em garra, inspirando e expirando, de três a cinco vezes.


O Ganesha mudra também pode ser feito com os braços na diagonal, em frente ao peito, com um dos cotovelos apontando para cima e o outro para baixo, mantendo as garras nos dedos, para depois de algumas respirações alternar a posição da diagonal dos braços.


Você pode realizar este mudra sentado numa cadeira ou sentado ao chão na postura simples das pernas cruzadas, com a coluna devidamente reta.


No entanto, alguns praticantes até incluem o Ganesha mudra ao executarem alguns ásanas, como por exemplo em um Guerreiro 2.


O mudra de Ganapati beneficia e alonga os músculos cardíacos, os do peito, dos ombros, dos braços e também da parte superior das costas, aliviando a tensão, liberando até bloqueios nos pulmões, trazendo a devida coragem, ânimo e força interna para enfrentarmos os desafios e as situações que a vida nos apresenta. No entanto, evite exagerar, sem ter aquela necessidade de se estender muito.


A boa dica após realizar o Ganesha mudra é observar as sensações nos braços, centro do peito, imaginando que quando inspira seu coração se expande para evidenciar toda a força e sensação de confiança que está em você.

Harih Om!

Curta/LIKE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário