20 de maio de 2017

ANJANEYASANA: ALIVIA TENSÃO NO QUADRIL, ATIVA PSOAS





HUMBERTO J. MENEGHIN


Conhecida como a postura da Lua Crescente que está inserida na sequência de ásanas da Saudação ao Sol Clássica, a anjaneyasana pode ser feita independente das outras posturas que compõe o namaskar. Definitivamente, a Anjaneyasana ativa o alongamento dos músculos das pernas, psoas, virilha, os flexores do quadril e a coluna vertebral. Dizem que seus efeitos são mais marcantes quando é praticada durante a fase da Lua Crescente.

A)   Comumente para realizar a Anjaneyasana o praticante vem da postura do cachorro que olha para baixo, toma uma inspiração e traz o pé direito à frente entre as mãos passando pelo corredor e num primeiro momento olha para o dedão do pé, eleva a cabeça e tronco e alinha o joelho em direção ao calcanhar.
B)   A perna esquerda, por sua vez, é mantida lá atrás com o joelho esquerdo e dorso do pé estendidos ao chão para o praticante deslizá-la, sem exagerar, até sentir um alongamento pela coxa, psoas e na virilha.
C) Alguns praticantes apreciam flexionar um pouco mais a perna e joelho direito à frente abandonando o alinhamento em relação ao calcanhar com a intenção de ampliar a flexibilidade. No entanto, outros mais preferem mantê-lo alinhado para que o joelho não seja demasiadamente exigido.
D) Ao expirar o praticante realiza uma leve retroflexão com a coluna e eleva os braços paralelamente acima da cabeça, podendo ainda mantê-los um pouco mais abertos ou convencionalmente ficar com as palmas das mãos juntas.



E) No entanto, poderá antes, por algumas respirações, manter ambas as mãos apoiadas sobre o joelho da perna da frente para se estabilizar ou ainda finalizar a postura neste ponto, dispensando a elevação dos braços.
F)  O quadril suavemente se coloca para baixo, o peito se abre e os ombros ficam relaxados, enquanto as escápulas se direcionam para baixo.
G)   O praticante pode ficar na postura da Lua Crescente por cerca de cinco respirações ou quanto achar que deve para depois fazê-la para o lado esquerdo pelo mesmo tempo.

Uma boa dica é proteger o joelho da perna de trás que está em contato com o chão com uma almofada não muito fofa ou cobertor dobrado.

Anjaneyasana é figurinha marcada numa sequência de ásanas que tem por fim abrir o quadril em relação a outras que tem a mesma finalidade.




A Lua Crescente ainda alonga e fortalece os músculos das pernas, glúteos, quadríceps, psoas, abdômen, possibilita boa melhora e força no quadril aliviando a tensão nele acumulada, abrindo a pélvis, expandindo o tórax e liberando qualquer desconforto no ciático.

E para aqueles que de início podem achar trabalhoso se equilibrar nessa postura, ela pode ser feita com o dedão do pé da frente tocando o rodapé de uma parede e ainda com as pontas dos dedos das mãos apoiadas na parede também.

E, manter o queixo levemente elevado evita compressão desnecessária no pescoço. No entanto, se os joelhos e a lombar não estiverem bem, opte por deixar de fazer a Lua Crescente. Por fim, para sair da postura faça o caminho inverso via corredor e cachorro que olha para baixo.
Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário