4 de dezembro de 2016

GARUDA: O MUDRA QUE TRAZ VIGOR E EQUILÍBRIO






HUMBERTO J. MENEGHIN


Garudásana é a postura da águia, onde os braços e as mãos se mantém entrelaçados; no entanto, ao realizarmos esse ásana fazer o garuda mudra, junto, não acontece. E, então, a melhor forma de fazê-lo é quando estamos em sukásana ou sentados numa cadeira. De fácil execução, a essência deste mudra é colocar a mão direita sobre a esquerda com as palmas para cima e enganchar o polegar direito ao esquerdo, enquanto os outros dedos ficam estendidos e os punhos alinhados.


Se você voltar à memória vai lembrar que anos atrás houve uma propaganda na TV em que esse mudra foi exibido constantemente com o dizer “Sou da Paz”; no entanto, mesmo que a maioria dos gestos holísticos que fazemos com as mãos traga a sensação de Paz, cada um deles tem as suas peculiaridades.


Considerado o rei dos pássaros e também do ar, inimigo das cobras, Garuda foi a ave que Vishnu, Deus da preservação, conduziu em sua jornada. 


Com a função específica de ativar a circulação sanguínea e proporcionar mais vigor aos órgãos internos, este mudra, também equilibra os dois lados do corpo e consequentemente os hemisférios celebrais.


Com as mãos e dedos bem posicionados no garuda mudra, como descrito logo no início deste artigo, o praticante poderá manter as mãos simplesmente com as palmas para cima junto ao seu colo, na altura do plexo solar ou mais acima sobre o centro do peito, enquanto que os punhos ficam sobrepostos.


A respiração é suave e tranquila ao mesmo tempo em que o dosha vata, elemento relativo ao vento, vai se equilibrando.


A permanência neste mudra pode ser de cinco minutos ou o tempo que você achar que deve, sendo executado três vezes ao dia. Há pessoas que o realizam apenas uma única vez e já se sentem mais revigorados.


Indicado para aliviar desconforto no estômago e menstruais, o garuda mudra promove um bom fluxo na respiração e auxilia as pessoas a lidarem com as flutuações do humor e o cansaço de um dia de trabalho intenso.


Alguns ainda o utilizam para cultivar a disciplina que se precisa para manter a prática de ásanas, no dia a dia, quando parece que não se tem tempo suficiente dentre os muitos afazeres.


No entanto, aqueles que tem pressão alta, devem ter cautela na execução deste mudra para evitar elevá-la ou optar por nem mesmo fazê-lo.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário