3 de novembro de 2016

ZEN DOGS: SERÁ QUE ELES MEDITAM? E VOCÊ?





HUMBERTO J. MENEGHIN


Quem contempla as imagens dos cachorros com os olhos fechados feitas pelo fotógrafo Alex Cearns, no ensaio Zen Dogs, na certa vai achar que eles realmente estão imersos num estado profundo de meditação. No entanto, mesmo que meditar, a princípio, seja uma ação exclusiva dos seres humanos, a verdade é que se não houver consistência na prática de nada adiantará.





















Muitas pessoas, hoje em dia se interessam em aprender meditar por que ouviram falar ou leram em algum lugar que terá mais paz, menos estresse, uma mente menos falante e que ainda a plasticidade do cérebro irá se remodelar.


Entusiasmados com os inúmeros benefícios que a meditação presenteia àqueles que pretendem meditar, procuram um Centro de Budismo, um espaço de Yoga e similares para poderem, então, aprender como meditar.

















No entanto, o que se aprende são as técnicas de meditação que são muitas, que somente com a regularidade e o compromisso com a prática é que surtirão os efeitos que divulgam e outros mais que jamais poderia imaginar que poderia se colher.


A técnica mais simples é a de manter a coluna reta, olhos fechados e a atenção voltada exclusivamente para a respiração, ou seja, na inspiração e expiração e se pensamentos invasivos aparecerem pela mente eles devem ser apenas observados e a concentração devolvida para a respiração.

















Parecendo monótono, a maioria dos iniciantes, após algum tempo, desiste de meditar ou alguns outros voltam de quando em quando ou só no ano que vem.


No entanto, para atenuar esta “procrastinação”, ou seja, adiamento de se dedicar com regularidade à meditação, o jornalista americano Dan Harris produziu e publicou um vídeo muito útil no canal Happify no YouTube que instrui os interessados como assumir o compromisso de meditar sem desistirem no transcorrer da jornada.








Não se trata de uma meditação guiada, mas sim uma animação que de forma lúdica e rápida orienta os iniciantes o que fazer para meditar, deixando claro que não se precisa de um equipamento especial, um grande investimento e muito menos já ser iluminado.


E, o que fica é a mensagem cíclica de “tentar, falhar, praticar de novo” até que o hábito se solidifique e naturalmente os efeitos da meditação se acoplem ao praticante.


Confira o vídeo, narrado por Dan Harris com a animação de Katy Davis:






Quanto aos cachorros clicados pelo fotógrafo Alex Cearns, paira o mistério: meditam ou não meditam? E, você, medita com regularidade? Se estiver tentando, está no caminho certo.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário