8 de agosto de 2016

T.K.V. DESIKACHAR: O CORAÇÃO DO YOGA SE FOI, MAS CONTINUA A BRILHAR




HUMBERTO J. MENEGHIN


Primeiro foi Pattabhy Jois, depois Iyengar e Hermógenes e agora T.K.V. Desikachar mestres do Yoga que passaram por esse mundo e deixaram as suas marcas, suas contribuições, seus legados e ensinamentos. O coração do Yoga se foi, mas continua a brilhar.







Filho e discípulo do mestre de ioga indiano T.Krishnamacharya e considerado como “o pai do Yoga moderno”, T.K.V. Desikachar, desencarnou em Chennai, Índia, em 08/08/2016, aos 78 anos.


Foi nos anos sessenta e setenta, quando Yoga ainda era praticado apenas por uma pequena parcela de pessoas no mundo e até mesmo na Índia, que T.K.V. Desikachar decidiu deixar seu emprego como engenheiro para se dedicar exclusivamente ao estudo, prática e ensino do Yoga.


Durante a sua jornada no Yoga, foi no ano de 1976, que ele fundou o Krishnamacharya Yoga Mandiram (KYM), em Chennai, Índia, que além de formar inúmeros professores da sua linha, revolucionou a prática do Yoga na Índia e no mundo.


Desikachar tornou-se muito didático e bem mais próximo de seus alunos a partir do momento em que adotou um sistema de ensinar Yoga que consistia em desenhar as figuras das posturas com traços simples.


Muito envolvido com a prática, a pesquisa, o estudo e a filosofia do Yoga, T.K.V. Desikachar escreveu vários livros dentre eles “O Coração do Yoga”, publicado no Brasil e traduzido pela jornalista Greice Costa.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário