1 de agosto de 2016

PRATICAR VINYASA À NOITE PODE ATRAPALHAR O SONO?




HUMBERTO J. MENEGHIN


Dizem que um dos efeitos positivos de uma prática de Yoga seja qual for o estilo é proporcionar uma boa noite de sono ao praticante. No entanto, se a prática é feita no final da tarde ou à noite e for composta por movimentos vigorosos em vinyasa é provável que o sono demore para vir ou até nem venha.


Nos dias atuais, muitos praticantes só encontram tempo para praticar à noite, após um dia de trabalho que na maioria das vezes é estressante; e, então, quando as portas do escritório ou da empresa se fecham vão direto para o espaço de Yoga para se reconectarem consigo mesmos.


Conforme consta, recomendam que as práticas de ásanas mais fluídas e vigorosas, aquelas em que a transpiração se faz presente quase que durante todo o tempo da prática, sejam realizadas pela manhã e que à noite ela deva ser mais leve, suave, restauradora; o que faz parte do bom senso.


Para entender melhor por que se deve evitar fazer uma prática muito vigorosa à noite, especificamente envolvendo vinyasa, temos que para se dormir bem, ter aquela noite de sono maravilhosa e reparadora depende de a temperatura do corpo estar mais baixa, o que naturalmente ocorre quando o Sol se põe.


E, é bem antes do entardecer, o momento em que a temperatura corpórea atinge o seu ponto mais baixo para então começar a se elevar novamente ao nascer do Sol, no dia seguinte.


Por conseguinte, fazer uma prática de Yoga altamente vigorosa, à noite sob as luzes acesas de uma sala, acaba por suspender a produção de melatonina, ativando ainda mais o sistema nervoso simpático, que por sua vez vai aumentar a circulação do sangue nos músculos fazendo com que o praticante se sinta mais desperto e ativo, pronto para o que der e vier.


No entanto, se a prática for mais suave, até mesmo com um pouco de vinyasa, mas enfatizando devidamente as respirações profundas e um prolongamento maior nas posturas, o efeito, na certa, será diferente; tudo por que o sistema nervoso parassimpático que é associado com o estado de relaxamento cuidará para que o praticante possa ter uma boa noite de sono, mantendo-se a temperatura do corpo como se deve.


Alguns professores ainda sugerem que prática seja feita numa sala em que a iluminação seja suave ou a luzes de velas, pois assim a produção de melatonina também não irá decair.


Hahi Om! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário