14 de agosto de 2016

DA BAHIA PARA MANTIQUEIRA: A SALA DE YOGA DE ANNE SOBOTTA




HUMBERTO J. MENEGHIN


A especialista em Yoga para Gestantes, Mães & Bebês, Anne Sobotta, após onze anos vivendo em Salvador, Bahia, tomou a decisão de mudar-se com a família para Santo Antônio do Pinhal/SP, na Serra da Mantiqueira. Imersa no ar puro, Natureza e clima agradável, apesar do frio que vem de vez enquanto, a comunidade os recebeu de braços abertos e foi lá que Anne Sobotta decidiu construir a sua nova sala de Yoga.







Construir, reformar, como sabemos, dá trabalho; há de se ter foco, paciência, planejamento e dedicação. No entanto, como Anne, além de professora de Yoga é Arquiteta de Formação, ela e o marido que é fotógrafo de profissão e ainda com o dom da marcenaria resolveram eles mesmos colocar as mãos na massa, reformar uma garagem na casa que vivem para montar uma sala de Yoga.
























“Quando chegamos em Santo Antônio do Pinhal, não existia espaços de yoga e também não tínhamos ainda certeza que iríamos ficar aqui. Portanto o desafio foi de criar uma estrutura leve, com investimento mínimo, onde ia poder desenvolver minha prática e meu trabalho enquanto organizava-se a nova vida na serra e os novos projetos profissionais.  ...  A casa precisava de muitos restauros e nem sabíamos por onde começar.  ...  Minha filha vinha dar com frequência uma mãozinha bem útil para manter o moral! ” – comenta Anne.
















Localizada abaixo da residência, com a parte externa pintada em terracota, o grande destaque é o trabalho em marcenaria realizado na janela que ocupa uma das laterais do espaço de Yoga possibilitando que os/as praticantes tenham acesso pela parte externa como também por uma porta interna. O detalhe fica com um pequeno quadro de uma mandala junto a um pilar.










As paredes do interior da sala de Yoga de Anne Sobotta são da cor branca, o chão foi devidamente coberto por placas de madeira e no teto um grande pano da cor laranja claro, com motivos quadriculados foi estendido para dar um toque mais acolhedor e especial ao espaço.









Uma pequena imagem de Buda está pendurada bem acima na parede principal onde se descortina pela direita uma bela colina da Mantiqueira, árvores e um jardim! Que agradável! Prana e mais Prana!














Bosters, cobertores, tapetinhos para Yoga, blocos, grandes bolas e fitas estão disponíveis, contando ainda com uma pequena biblioteca composta por livros de Yoga, dvds, apostilas, um boneco bebê, som e uma pedra da sorte abaixo de um pequeno mala!


Segundo Anne, “ o projeto virou uma metáfora perfeita para minhas aulas de yoga para gestantes e yoga para mães e bebês, onde a mensagem talvez a mais importante seja de aprender a ter resiliência, a fluir com o imprevisível, o sempre mutante, a impermanência. ”


Atualmente a sala de Yoga de Anne Sobotta acolhe aulas de Yoga para mulheres, Yoga para gestantes e Yoga para mães e bebês que são destinadas ao público da região e pessoas de São Paulo que tem casa de campo na Mantiqueira.














Pontualmente, Anne organiza pequenos workshops, já que o tamanho do espaço ainda não permite receber seus cursos de formação que são de maior porte. No entanto, a sala de Yoga de Anne, antes de tudo, é seu laboratório de prática e um espaço aberto para a população local.








“Olhando para trás, fazer esta sala foi uma fantástica aprendizagem, e agora que estamos definitivamente apaixonados pela região e em busca da nossa terrinha, já tenho em mente a visão da próxima sala, uma estrutura de mínimo impacto na natureza, usando recursos mínimos, no maior respeito possível para esta paisagem deslumbrante. O know-how, já temos! ” – diz Anne.

Harih om!



SIGA O TRABALHO, ENTRE EM CONTATO:




ANNE SOBOTTA


Yoga para Gestantes e Mães & Bebês






(12) 99631-9799 e (12) 99212-9404


Bairro do Rio Preto - Santo Antônio do Pinhal - São Paulo - Brasil



LEIA A ENTREVISTA DE ANNE SOBOTTA A ESTE BLOG EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário