17 de janeiro de 2016

VIU FAZEREM A POSTURA DO ESCORPIÃO NA PRAIA E CONCLUIU: YOGA NÃO É PRA MIM



HUMBERTO J. MENEGHIN


Passava as férias de verão numa cidade do litoral paulista quando se deparou com um grupo de pessoas “fazendo Yoga” na praia. Observou com curiosidade a agilidade daquele “povo” se contorcendo, se flexionando notando vários deles ficando de cabeça para baixo se equilibrando só nos antebraços. Ali estava um repórter da Folha fazendo a matéria “Ioga Delivery”. Questionada se teria interesse em tentar algumas daquelas posições, como a impressionante escorpião, a comerciante deixou a latinha de cerveja de lado e correu para o mar. “Vou ali dar um tibum para ver se me animo.”



Muitos leigos que nunca praticaram alguma postura de Yoga na vida ao se depararem com um ou mais praticantes realizando ásanas difíceis, sobretudo invertidas, imediatamente começam a alimentar a equivocada ideia de que Yoga não é para eles, que jamais poderiam se enveredar a fazer aquelas posições complicadas.


E, assim, apesar de a comerciante também ter dito que: Só de assistí-los, minha mente relaxou. Parece que senti meus músculos se alongarem; o provável primeiro contato visual que teve com a prática de ásanas não lhe foi tão positivo assim, o que é compreensível, pois preferiu dar um tibum para ver se se animava e nem se se animasse não conseguiria fazer o escorpião na primeira tentativa.


Realizar algumas posturas ditas trabalhosas, difíceis perante olhos alheios, realmente pode desanimar alguém querer algum dia praticar, por se achar incapaz.


No entanto, mesmo que o referido grupo de praticantes e a professora envolvida tenha a finalidade de difundir a prática de ásanas ao grande público, em especial ao ar livre, temos que num primeiro momento que as posturas desafiadoras poderiam ser deixadas de lado seguindo como opção mais plausível a apresentação de ásanas mais acessíveis aos marinheiros de primeira viagem, aqueles onde qualquer pessoa mesmo que não seja tão flexível assim possa realizá-los de uma forma confortável e segura; pois com certeza após sentirem-se bem, se acharão prontos a realmente darem sequência à prática.

Só de se ver os outros se alongarem, não vai alongar nenhum músculo e nem relaxar. Se quiser dar uma olhada na matéria da Folha:


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário