26 de janeiro de 2016

NÃO É A CERVEJA QUE VAI ATRAIR MAIS HOMENS PARA O YOGA




HUMBERTO J. MENEGHIN


Já há algum tempo práticas de Yoga tem sido realizadas em salões de cervejarias ou bares, em especial nos Estados Unidos, com a boa desculpa que esses “encontros” vão atrair mais homens para praticarem Yoga. Cerveja + Yoga tem sido a nova jogada de marketing entre parceiros como escolas de ásanas, cervejarias e bares. Mas, será que os homens precisam realmente do “chamariz” cerveja para iniciarem a prática?



Como se sabe a maioria das pessoas que se dedicam à prática de Yoga e também ao estudo das escrituras são mulheres, sendo que uma boa parcela de homens ainda alimentam conceitos limitadores no sentido de que o Yoga não é para eles; muito embora, o número de homens praticando ásanas seja bem maior do que anos ateriores e dia a dia estar crescendo.


E, para mudar esse padrão limitador de que Yoga não é pra homem tiveram a idéia de atraí-los com a cerveja que por sua vez tem como consumidores imbatíveis os homens e não as mulheres.








As cervejarias, os locais onde se vende ou até produzem a bebida comumente estão instalados em grandes espaços, com salões bem amplos que até lembram uma grande sala para prática de ásanas.


Esses eventos, que também atraem o público feminino tem “dado certo”, pois logo após a prática a coisa vira uma festa; o que antes era uma sala de prática de ásanas para todos se conectarem com o Ser, torna-se um bar onde todos se socializam falam alto e bebem.


E, assim vai, de bar em bar de cervejaria a cervejaria. No entanto, muitos podem até não estar lá por causa do Yoga, mas sim pelo grande motivo de beber cerveja e jogar conversa fora.


Homens praticam Yoga sim, sem a necessidade de logo após querer beber cerveja, seja o que for.


Essa mistura é destoante, Yoga e álcool, nada a ver. E com certeza, aqueles “homens” que vão até lá para isso não darão continuidade à prática e ao estudo de Yoga.


Posso dizer que se o professor for bom e os alunos homens se identificarem com ele, esses homens praticam Yoga sem mancar nenhuma aula, sendo até mais comprometidos que as mulheres.


Harih Om!

Um comentário:

  1. Humberto muito bom.
    Nas minhas salas de aulas tenho vários homens praticantes e eles são bem comprometidos, a maioria são as mulheres mas os homens também procuram o seu equilíbrio interno, paz mental. Eu acredito que em poucos tempo teremos mais homens em sala de Yoga. Ótima materia.

    ResponderExcluir