2 de julho de 2015

EM BADDHA KONÁSANA, MADONNA SEGURA COPO COM OS PÉS E BEBE ÁGUA




HUMBERTO MENEGHIN


Foi no Instagram que Madonna compartilhou uma imagem criativa, mas nada chocante: sobre uma cadeira, em baddha Konásana, a Diva Pop se desafiou ao segurar um copo d’água com os pés e levá-lo à boca. Justificando-se, ela disse: “Um jeito diferente de beber água”. Bem diferente. Mas, será que o copo estava cheio e ela conseguiu beber tudo?


É verdade que as celebridades que fazem muito sucesso tem que se cuidar em todos os sentidos. Madonna que outrora praticava Ashtanga, agora dizem que há algum tempo está praticando Iyengar; no entanto, a Material Girl também faz exercícios que trabalham o sistema cardiovascular como kickboxing além de circuitos de dança, sendo até apreciadora de um bom relaxamento e adepta da prática meditativa; tudo isso inserido em meio de longas horas de ensaios diários da Rebel Heart Tour.


Comumente a grande maioria dos praticantes de ásanas os executam em solo firme e o prop cadeira é utilizado quando se faz necessário. No entanto, Madonna, fez esse baddha Konásana segurando um copo de água com os pés propositalmente para aparecer e virar notícia.


No entanto, o baddha Konásana que conhecemos é realizado sentado, com os joelhos dobrados e as plantas dos pés unidas, entrelaçando-se os dedos das mãos em volta dos pés.


Quando inspiramos, pressionamos os joelhos com suavidade em direção ao chão e promovemos uma abertura no quadril, enquanto o topo da cabeça se direciona em direção ao teto.


Por sua vez, o peito se mantém aberto, a coluna reta e alinhada e ao exalar o tronco se inclina para frente e com os olhos fechados ou não, a concentração se fixa no espaço entre as sobrancelhas e não num copo com água que os pés seguram.


Além de abrir o quadril e o peito, um baddha Konásana bem feito ainda estimula os sistemas reprodutivo, nervoso e respiratório e alonga a coluna. No entanto, aqueles que tem dor crônica nos joelhos ou alguma inflamação no quadril, devem evitá-la até sentirem-se bem e preparados para realizar essa postura novamente.


Um cobertor pode ser colocado abaixo do quadril e até em baixo dos joelhos para trazer mais estabilidade e ao arredondar as costas, vindo à frente numa flexão, a testa, na medida do possível, chega até os pés e a cabeça e o pescoço mantém-se relaxados, podendo, ainda, os braços serem colocados sob os tornozelos enquanto os dedos seguram os artelhos.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário