3 de julho de 2015

GATO SAPECA NÃO LIGA PARA YOGA





HUMBERTO MENEGHIN


Ela está na sala fazendo um vídeo tutorial de como realizar shirsásana. A câmera está ligada e tudo corre bem até que um gato sapeca que lembra o Garfield aparece e se coloca frente à lente da câmera e fica ali, com os olhos fechados, sequer se dando conta de que sua dona está de ponta cabeça, numa invertida. No entanto, não são apenas alguns gatos que não ligam para o Yoga, pois na certa você conhece alguém da sua convivência que não está nem aí quando vê que você está praticando.











Provavelmente, num passado distante ou não, você também achava estranho quando via alguém praticando algum ásana e por ignorância podia achar fora do normal se flexionar em posturas, ficar de ponta cabeça, algo que jamais passaria pela cabeça de que algum dia fosse fazer o mesmo e até gostar.


A descoberta aconteceu, você fez a primeira prática, se sentiu muito bem e então passou a adotar o Yoga como uma rotina na sua vida para depois virem os estudos e o autoconhecimento começar a brotar em si.


No entanto, alguém da sua convivência ainda se mostra resistente e sustenta a idéia de que praticar ásanas e ainda se aprofundar no estudo do Yoga é algo que jamais se dedicaria, pois sob o seu ponto de vista há coisas mais importantes na vida do que isso, como por exemplo: divertir-se em excesso, apreciar a boa mesa não importando qual seja o tipo de alimento, não dispensando, é claro, da boa bebida; por que se você pratica Yoga, na certa é vegetariano, ativista e defende as causas impossíveis.


Como o gato que deu as costas à dona e fechou os olhos, impedindo que a imagem saísse como deveria, há pessoas que ainda acham que Yoga é religião, que terá que abdicar dos prazeres mundanos e de todas as coisas que gosta de fazer na vida e que essa estória de se autoconhecer não está com nada.


E, se tem um corpo que considera inapto a fazer as posturas, equivocadamente acredita que Yoga é para pessoas magras.


Mesmo que alguém que você conheça ainda mantenha os olhos fechados para o Yoga e você ache essa atitude errônea, provavelmente você também tenha os olhos fechados para alguma coisa que essa pessoa faz e aprecia muito.


Então, não adianta forçar alguém seguir algo que a primeira vista não goste. Tudo muda; no entanto, aversões existem e sempre existirão.


Veja o vídeo do gato sapeca, aqui:





Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário