27 de julho de 2015

EXPLORANDO O CACHORRO QUE OLHA PARA BAIXO




HUMBERTO J.MENEGHIN


Gisele Bündchen colocou em seu instagran uma foto onde aparece fazendo o cachorro que olha para baixo, em companhia da filha pequena que está em baixo dela tentando fazer a mesma ação. Não é novidade para ninguém que o cachorro que olha para baixo, adho mukha svanásana, é uma das posturas mais realizadas pelos praticantes durante uma prática de Yoga, seja em turma, conduzida por um professor ou quando se pratica por conta própria. No entanto, não basta realizá-la de uma forma mecânica, mas sim explorá-la e senti-la.



Para os praticantes que se encontram sentados no mat, no tapete para praticar Yoga, colocar-se no cachorro que olha para baixo, num primeiro momento, seja no começo da prática ou não, parece não ser nada complicado, pois basta apenas se levantar, trazer os pés para trás enquanto os braços vão à frente e as mãos se colocam no chão junto ao topo do mat permitindo que o corpo forme um V invertido ou a forma triangular em relação à base.


A cabeça está para baixo, numa inversão e comumente aponta para o espaço entre as mãos cujos dedos especialmente indicadores, médios e polegares estão bem apoiados ao chão e não exageradamente abertos em relação ao conjunto com os demais. 


Muitos adotam o ujjayi, a respiração vitoriosa, outros apenas mantem o inspirar e expirar de forma consciente, por alguns ciclos, enquanto estão imersos na postura.


Por sua vez as pernas podem, de início, estarem com os joelhos flexionados, estando presentes o mula e o uddiyana bandhas. O cóccix aponta para cima e paulatinamente o praticante começa a realizar algumas pedaladas (que não são as fiscais) com os pés, em especial aproximando e elevando os calcanhares do solo.


Posteriormente poderá estender as pernas enquanto as patelas se elevam e indo mais a fundo nesta exploração, pende o corpo para o lado esquento alongando mais a panturrilha do mesmo lado enquanto pressiona a palma da mão esquerda um pouco mais ao solo. Depois o praticante libera esta ação e a realiza de forma idêntica para o lado direito.


Centralizando o corpo, se coloca no cachorro que olha para baixo com as pernas estendidas e então eleva mais os calcanhares do chão para se colocar nas pontas dos pés, o que intensifica o uddiyana bandha e o alongamento nas panturrilhas, enquanto as mãos parecem estar mais posicionadas e pressionadas ao chão.


Os ombros encontram-se relaxados ao passo que as escápulas se aproximam um pouco mais para finalmente o praticante trazer de volta os calcanhares em direção ao solo, mesmo que ainda não os toque, para se entregar de forma consciente ao cachorro que está olhando para baixo.

Harih Om!


Mais sobre esse assunto em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário