21 de junho de 2015

DIA INTERNACIONAL DO YOGA!




HUMBERTO MENEGHIN


Assim como temos o dia dos pais, das mães, das crianças, agora oficialmente em 21 de junho, temos o dia Internacional do Yoga institucionalizado pelas Nações Unidas via primeiro ministro da Índia Narendra Modi. Comemorado na maior parte dos países, ao redor do mundo, onde se pratica Yoga, esse dia na verdade traz a seguinte mensagem: “O Yoga nasceu na Índia, não se esqueçam!”











Sim, é verdade. O Yoga nasceu na Índia, se espalhou pelo mundo todo e hoje em dia segue o patamar mercadológico dos tempos modernos. A maioria sustenta que o Yoga é para todos, sem quaisquer distinções, que une, modificando positivamente a vida das pessoas que com regularidade praticam e a estudam, promovendo o autoconhecimento, ajudando a entender que não somos limitados e muito menos infelizes.








Em Nova Deli, nas imediações do Índia Gate, do grande portal, a comemoração do Dia Internacional do Yoga foi de apenas de trinta e cinco minutos, onde muita gente apareceu para praticar inclusive o Primeiro Ministro Narendra Modi, praticante assíduo, que sendo político influente que é não deixou de dar o exemplo, incentivando grande parte da população a adotar a prática como algo que traz profunda mudanças em vários sentidos.








O evento em Deli também contou com a presença de personalidades do cinena, da televisão, políticos e pretende entrar para o Livro dos Recordes para registrar a maior prática de Yoga de todos os tempos, mesmo que alguns tenham alimentado a ideia de que junto a esse propósito, propagar o Hinduísmo também estava na pauta, o que levou alguns leigos solicitarem que não realizassem “Saudações ao Sol” por acharem que o Surya Namaskar ter caráter Hindu.




















Coincidentemente ou não, em Nova York, esse dia já vinha sendo “marketeiramente” comemorado já há alguns anos, na chegada do dia de Solstício de Verão do Hemisfério Norte, onde inúmeros praticantes, cerca de cinco a sete mil também se reuniram para praticarem em meio da Times Square, num evento que apesar dos pesares tem seu lado positivo no sentido de divulgar a prática de ásanas ao grande público.
















Em várias cidades ao redor do mundo esse dia especial também foi amplamente comemorado. No Brasil o Consulado da Índia, em São Paulo/SP, também entrou nessa, seguindo as diretrizes de seu país para comemorar o Dia Internacional do Yoga em Terras Tupiniquins, o que é super válido.











Além disso, muitos espaços de Yoga em várias cidades brasileiras, também resolveram promover seus encontros, tudo com o propósito de comemorar esse dia tão especial e com a certeza atraírem mais praticantes para as suas sendas.


Como os outros dias comemorativos, o Dia Internacional do Yoga veio pra ficar; no entanto, o mais importante é que o Yoga continue, puro e simples, que as fontes sejam lídimas e destinadas a todos sem distinções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário