8 de junho de 2015

DE BIQUINI, GISELE BÜNDCHEN FAZ UTTANÁSANA NA PRAIA




HUMBERTO MENEGHIN


Aproveitando a praia na Costa Rica com a família, onde tem propriedade, a über model Gisele Bündchen foi, como sempre, devidamente fotografada. E numa dessas fotos, aparecendo com os braços estendidos para trás e para o alto e as mãos  entrelaçadas a modelo brasileira foi flagrada de biquíni realizando uma variação de Uttanásana, uma das muitas posturas de flexão que o Yoga apresenta.


Fazendo parte de uma boa Saudação ao Sol ou inserida durante uma prática de Yoga, a postura onde o corpo se dobra à frente numa flexão, promovendo um alongamento intenso nas pernas, não é um bicho de sete cabeças para se executar.


Num primeiro momento o praticante se coloca em tadásana, com os pés paralelos, juntos, ou na largura do quadril devidamente aterrados ao solo, para depois tomar uma respiração profunda enquanto eleva os braços colocando-se em urdhva hastásana.


Expirando o praticante flexiona o corpo para frente trazendo o tronco, na medida possível, junto às pernas, ao passo que coloca as pontas dos dedos das mãos ou as mãos propriamente ditas em frente, tocando o solo, mantendo-se lá em baixo por cerca de cinco respirações suaves.


O peso do corpo está bem distribuído, enquanto a cabeça, pescoço, ombros e braços estão relaxados. As pernas se mantém estendidas com as patelas dos joelhos elevadas, o que tem por finalidade proteger os joelhos de uma hiper extensão inesperada, enquanto a ação da gravidade realiza o trabalho de alongar naturalmente o corpo. Para encerrar a permanência em uttanásana, o praticante toma uma inspiração profunda e sobe, retornando em tadásana.


Gisele Bündchen, no entanto, optou por uma versão mais hard de uttanásana, ou seja, mais intensa, onde elevou os braços para trás e para cima, com os dedos das mãos entrelaçados, promovendo uma boa abertura do centro do peito enquanto as escápulas permanecem mais próximas.


Doutro lado, poderia ter se mantido à frente e segurado os cotovelos com as mãos numa versão mais leve. E ainda, para os que não conseguem tocar o solo, podem optar por flexionarem os joelhos até conseguir alcançar o chão com as pontas dos dedos ou as mãos.


Indicada para aliviar uma dor de cabeça não tão forte assim, para diluir a ansiedade e a insônia, proporcionando certa calma em quem a realiza, a uttanásana está aí para ser desfrutada com o devido cuidado, devendo ter atenção quem tem a pressão alta e por vezes sente alguma tontura ao abaixar a cabeça à frente.

Harih Om!



Nenhum comentário:

Postar um comentário