19 de março de 2015

HAKINI: O MUDRÁ DA BOA MEMÓRIA




HUMBERTO MENEGHIN


Sentindo-se numa encruzilhada sem saber qual rumo tomar, o cérebro às vezes necessita de um bom suporte para que as indecisões se diluam de uma vez por todas. E, para que isso aconteça, o Hakini mudrá pode ser uma das boas ferramentas a serem utilizadas.



De simples execução, o praticante que realiza o Hakini mudrá aproxima as mãos com as palmas voltadas uma para outra na altura do centro do peito ou do plexo solar e em seguida toca as pontas de todos os dedos, mantendo-os juntos.


Com a respiração tranqüila e os olhos fechados a atenção se volta definitivamente para sensação da pulsação sanguínea que é sentida na ponta dos dez dedos, ação esta que pode ser comparada a uma corrente de energia elétrica que conecta a fluidez de energia de ambos os lados do corpo.


Desenvolvendo a concentração, aguçando a boa memória, trazendo de volta certas recordações, o Hakini mudrá, na verdade, proporciona o equilíbrio dos hemisférios cerebrais: o direito que é associado à criatividade e o esquerdo que por sua vez é ligado ao pensamento lógico; premissa essa que foi comprovada cientificamente.


O ajna chakra naturalmente é ativado, desenvolvendo os aspectos intuitivos de quem se dedica à prática deste mudrá, que sem sombra de dúvidas também pode ser utilizado pelo praticante durante as tentativas de meditar. Se você quiser intensificá-lo, pratique-o fixando o olhar na chama de uma vela, trátaka.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário