24 de março de 2015

A ESCOLHA DE ANGELINA




HUMBERTO MENEGHIN


Em carta aberta publicada nesta terça feira, 24/03/2015, a atriz Angelina Jolie explicou que decidiu retirar os ovários e as trompas de Falópio para eliminar os 50% de chances de contrair câncer nesse órgão. No entanto, não possuindo mais os ovários que produzem hormônios como estrógeno e progesterona, Jolie abriu definitivamente as portas para a menopausa. Será que a atriz tomou a decisão acertada? Ou, se tivesse tomado conhecimento sobre os benefícios da prática do Yoga Terapia Hormonal poderia ter evitado esse transtorno?


Anos após ter passado por uma dupla mastectomia para eliminar os 87% de riscos de ter câncer de mama, o que pesou para Angelina decidir pela retirada dos ovários e as trompas de Falópio foi a predisposição genética referente a uma mutação e ainda o histórico familiar em que a avó, a tia e mãe faleceram vítimas de câncer.


E, não querendo parar de viver, a atriz resolveu de uma vez por todas fazer a cirurgia. No entanto, segundo parecer dos médicos que a acompanham, ela não está totalmente livre de contrair a doença algum dia (esperamos que não).


Muitos acham que Angelina agiu corretamente, primeiro retirando as mamas e agora os ovários e as trompas; pois é melhor prevenir do remediar e/ou adiar. Outros podem achar que ela se precipitou, que poderia ter optado por tratamentos menos agressivos, mantendo o acompanhamento médico.


No entanto, sendo uma celebridade de peso do mundo artístico sua atitude pode levar muitas mulheres que estejam nessa situação adotarem o mesmo procedimento. Mas, como Jolie não quis se comprometer quanto a isso, ela deixou bem claro numa carta aberta publicada no New York Times que existem outras opções sem ser a que escolheu.


E uma dessas opções para manter os ovários íntegros e saudáveis talvez pudesse ter sido prática do Yoga Terapia Hormonal. No entanto, Angelina Jolie, por ignorância desconhecia essa alternativa, sem ter tido a sorte de encontrar pelo seu caminho uma professora ou professor expert nessa técnica, em seu país, e, por conseguinte decidiu pelas referidas cirurgias.


Consistindo numa série de ásanas específicos unidos à ação respiratória bastrika, cujo objetivo principal é direcionar a energia para ativar a produção hormonal da mulher, o Yoga Terapia Hormonal para a menopausa e problemas hormonais age de uma forma natural e eficiente na fisiologia feminina, em especial nos ovários, tiróide, hipófise e supra-renais.


INDICAÇÕES:


a) Mulheres saudáveis podem começar a praticar preventivamente a partir dos 35 anos de idade, quando o nível hormonal começa a baixar;

b) Independendo da idade, quem apresentar baixa significativa na produção de hormônios femininos; qualquer caso em que há a indicação de reposição hormonal;

c) Quem apresentar alguns dos sintomas da baixa hormonal, tais como problemas emocionais e do sistema nervoso, insônia, irritação, instabilidade emocional, estresse, pânico, desânimo, apatia, cansaço, depressão, enxaqueca, problemas intelectuais envolvendo memória fraca, raciocínio lento, preguiça, mental e ainda TPM, ondas de calor, ovário policístico ou micropolicístico, infertilidade, cistos de ovário, ausência de menstruação (amnorreia) ou oligomenorea, ou seja, falhas ocasionais ou sangramento abundante na mensuração;

d)  Menopausa e climatério, ou seja, pré-menopausa e pós-menopausa e ainda a menopausa precoce;


e)  Problemas estéticos tais como pele seca, unhas fracas, queda e ressecamento do cabelo, mudanças na silhueta;

f)  Hipotireoidismo, prisão de ventre, pressão baixa, alguns problemas circulatórios como varizes, extremidades frias, baixa imunidade, artrite, escoliose, lordose, cifose, digestão lenta


     Muito embora haja contra indicações na prática do Yoga Terapia Hormonal, como gravidez, pós-cirurgia de câncer de mama hormônio dependente, pós-operatório de cirurgia do coração ou outra realizada no tórax, pós operatório de cirurgia estética de mama ou histerectomia e ainda pós-operatório de qualquer cirurgia abdominal; dentre outras; passado o tempo necessário de recuperação da cirurgia por que passou e tendo aval médico, Angelina Jolie, agora estando na menopausa, como ela mesma declarou, pode quem sabe, algum dia, experimentar a prática do Yoga Terapia Hormonal.

       
       No entanto, no seu caso específico, a prática ativaria apenas a produção hormonal na hipófise, tiróide e supra renal, sem infelizmente contar com a produção de estrógeno e progesterona que os ovários que retirou produziam.

Harih Om!



Mais sobre Yoga Terapia Hormonal em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário