19 de fevereiro de 2015

YO - GAGA NA PRANCHA SUP




HUMBERTO MENEGHIN


Emendando uma prática na outra, a mais recente experiência de Lady Gaga foi a de se aventurar a fazer uma aula de ásanas dentro da piscina, sobre uma prancha Sup. Evidentemente molhada, trajando uma roupa de banho que lhe deixava os glúteos à mostra, o must de Gaga foi quando performou a Karnapidásana.



Comumente incluída na sequencia final de uma prática de Ashtanga Yoga, a Karnapidásana, pode à primeira vista ser confundida com Halásana, a postura do arado, que na verdade funciona como uma ásana facilitador para realizar a outra. No entanto, a Karnapidásana tem as suas peculiaridades em termos de execução.


Partindo da postura do arado, o praticante traz as pernas, mais especificamente os joelhos para ambos os lados da cabeça, próximos aos ouvidos, enquanto mantém os pés no chão e aponta os respectivos dedos para em seguida elevar a parte alta das coxas das pernas e apontar o cóccix em direção ao teto.


Mula e udiyana bandha se fazem presentes e o queixo se afasta do esterno, o que suaviza a região da garganta. Os braços se esticam ao longo das pernas para em seguida, o praticante passar os antebraços por trás das coxas e entrelaçar os dedos das mãos.


No entanto, Gaga, yogou-se apoiando as mãos na região lombar e os cotovelos em cima da prancha Sup, equilibrando-se notavelmente sobre as águas azuis de uma piscina. E para que seus fãs e admiradores soubessem, publicou a imagem no Instagram.


Com uma permanência de trinta segundos e atenção voltada ao fluxo respiratório, os benefícios desta postura onde os joelhos estão próximos aos ouvidos, ou seja, a Karnapidásana, vai desde uma extensão completa na coluna vertebral para possibilitar que os fluídos lubrifiquem todas as vértebras, até a sensação de um alongamento suave no pescoço e nos ombros, o que permite o praticante sentir-se numa posição fetal. 


Um alongamento mais intenso no quadril acontece, os órgãos internos são massageados, o cérebro se acalma, os sintomas da menopausa são aliviados, reduzindo o estresse, o cansaço e a insônia. Por sua vez, a tiroide e a próstata são estimuladas e quem tiver pressão alta e a cervical comprometida com alguma lesão, deve evitar realizar este ásana.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário