9 de janeiro de 2015

PAPA FRANCISCO DIZ QUE YOGA NÃO ABRE O CORAÇÃO DAS PESSOAS PARA DEUS




HUMBERTO MENEGHIN


“Cursos sobre Yoga, Meditação Zen e até mesmo estudos de catecismo e espiritualidade não podem libertar as pessoas suficientemente para que abram os corações a Deus e a seu amor", foi o que disse basicamente o Papa Francisco durante a homiliada matinal da missa realizada em 09/01/15, no Domus Sanctae Marthae.


Continuando, apenas o Espírito Santo liberta a pessoa para amar e que as dores da vida podem "enclausurar" uma pessoa, enquanto o amor as torna livres. E, que o Espírito Santo que é capaz de romper essa dureza do coração e torná-lo dócil ao Senhor, disse o Papa Francisco.






Partindo-se da premissa de que Yoga não é religião, mesmo que alguns possam até considerá-la como tal, as palavras de sua Santidade parecem fazer sentido. No entanto, a prática do Yoga seja através de ásanas ou seguindo seus preceitos tem sido muito adotada pelos devotos de muitas religiões como Hinduísmo, Budismo, Jainismo e até mesmo Cristianismo que a nomeiam como Yoga Cristã,  servindo como uma pilastra para que a devoção ao Senhor se fortaleça e consequentemente as clausuras e a ignorância que prendem as pessoas sejam enfraquecidas através do autoconhecimento que se adquire.


Literalmente existem ásanas que abrem o coração, promovem a abertura do chakra cardíaco, o anahata, liberando e dissolvendo as emoções nele depositadas ao longo da vida. 


E, com isso, seja qual for a religião que siga, o devoto praticante poderá perfeitamente colocar-se num estado de devoção, com o coração e a mente abertos, o que possibilita a conexão com o alto, e quem sabe até sentir-se pleno.


Moksha, a liberação, é o que o Yoga tem como finalidade. E o praticante no decorrer da jornada e no devido momento, irá reconhecer que já é um Ser livre e pleno, independente de qualquer outro tipo de aprovação.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. buen artículo a mi hermano
    por favor añadirías este blog a tu BLOGS & SITES
    barra lateral
    My yoga Blog

    ResponderExcluir
  3. Artigo bem interessante, parabéns! acho apenas que deve-se considerar a diferença de abordagem entre o cristianismo católico e o yoga. apesar da maioria das pessoas não considerar yoga uma religião é uma proposta de ligação, ou seja, religare...possuindo dogmas e rituais. um sadhana ou uma prática completa deve ter o minimo de reverencia. o caso é que o yoga preconiza que é a ação do praticante que vai paulatinamente abrindo o caminho para a Moksa, enquanto que no cristianismo catolicos, agostiniano e mesmo no protestantismo calvinista é Deus, na forma do Espírito Santo ou agente causador da mudança. ademais, cada um tem sua via de libertação e o yoga é uma via muito boa...namastê

    ResponderExcluir