23 de dezembro de 2014

SIRSÁSANA “B” NA PRIMEIRA CLASSE É TUDO DE OM!




HUMBERTO MENEGHIN


Viajar é preciso, praticar mais ainda. E quando não se tem tempo para a prática pessoal e muito menos o local adequado, quem não tem cão caça com gato, já diz o ditado; foi o que fez a “angel” da Victória, a modelo Izabel Goulart que viajando na primeira classe de um avião de carreira aproveitou a oportunidade para praticar Yoga.








A imagem divulgada no Istagram de Izabel foi uma bela sirsásana “B”, realizada em cima da porltrona da primeiríssima classe de um avião; no entanto, não sabemos qual foi a procedência e destino do voo e nem qual foi a companhia aérea, (será a British) ?


Pois bem, vida de modelo é muito agitada, o tempo é precioso e escorre pelos dedos das mãos; mas quando aparece uma oportunidade para “relaxar”, nada melhor do que investir-se na prática pessoal, onde quer que seja, até mesmo sobre o assento de uma poltrona de avião.


Provavelmente Izabel realizou outros ásanas antes da divulgada sirsásana “B” feita em pleno ar e logo em seguida um shavásana sobre a confortável poltrona. No entanto, notamos que Goulart nem retirou o tênis “shoes” que usava o que poderia tê-lo feito para liberar melhor a energia estagnada nos pés.







Mas, ela fez a invertida, como já havia feito anteriormente numa praia, trajando biquini, instagrou e todos nós ficamos sabendo de sua proeza. No entanto, para se aventurar na execução da rainha dos ásanas, alguns cuidados devem ser tomados por quem a pratica, como manter-se firme na base da postura tal qual é composta pelo pescoço, a cabeça, os cotovelos e antebraços e também as partes externas dos punhos e das mãos.

Então, para que o peso não se concentre nos discos intervertebrais cervicais e muito menos os comprima, enquanto o topo da cabeça está no solo ou até mesmo na boa superfície do asento de avião desde que não seja muito fofa, todo o peso do corpo deve ser direcionado para os ombros, braços e antebraços.







Os bandhas necessariamente estão ativos com o baixo ventre recolhido e o períneo ativo, enquanto a respiração é realizada de forma natural, sem forçar.


Recomenda-se que uma permanência de quinze a vinte cinco respirações nesta invertida é o suficiente. Lembrando que na sirsásana “B”, são outros quinhentos, uma vez que as pernas ficam em noventa graus em relação ao solo, o que demanda muita prática para se chegar lá e manter-se sem exageros.

Vale lembrar que a raínha dos ásanas não é indicada para as pessoas que tem hipertensão arterial ou alguma cardiopatia, glaucoma ou hérnia cervical, sendo também não indicada no primeiro trimestre e no nono mês da gravidez, bem como durante o período menstrual. E se o praticante estiver com enxaqueca ou sinusite as invertidas de um modo geral não são indicadas.
Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário