10 de novembro de 2014

NA ÍNDIA: MINISTÉRIO DO YOGA




HUMBERTO MENEGHIN


Não, não é primeiro de abril; mas, foi em 09/11/2014, domingo, que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, decidiu criar um ministério que a muitos surpreendeu: o ministério do Yoga. Para quem toma conhecimento dessa notícia, seja praticante ou não pode perguntar-se: um ministério do Yoga na Índia, para quê? Será que o Yoga chegou a tal ponto de precisar agora de um ministério e um ministro específico para gerir e cuidar de seus assuntos e interesses?


Anteriormente vinculado ao ministério da Saúde, o Yoga agora passou a ter o seu próprio ministério tendo sido nomeado o ex-ministro do Turismo Shripad Yesso Naik para ocupar o cargo de ministro do Yoga.






Com o propósito de promover e cuidar do Yoga como se deve, esse ministério também terá como missão fazer o mesmo com a medicina tradicional, o Ayurveda, a naturopatia, a homeopatia e demais linhas holísticas. Será que o Vedanta também está nessa?


Muitos, especialmente no ocidente, podem achar que criar um ministério específico do Yoga não seja uma ideia assim válida, pois desde que o Yoga é Yoga sabemos que a sua finalidade precípua é moksha, a libertação. E, manter um órgão específico com o objetivo de controlar o Yoga foge definitivamente o que o Yoga sustenta. Enfim, para os que pensam assim, o Yoga não precisa de Ministério e ninguém que venha ditar regras, etc.


No entanto, outros mais podem achar que criar um ministério deste porte só trará bons resultados, dentre eles uma divulgação lídima da tradição no sentido de defendê-la de certos mal-entendidos, promovendo as benesses da prática como um todo e para todos, sem rodeios, seguindo os critérios adotados ao longo do tempo.






Veja bem! Não temos Associações e Alianças de Yoga espalhadas pelo mundo? O que essas Associações e Alianças fazem? As mais ativas procuram defender o Yoga da melhor forma e, sobretudo, divulgar e manter a Tradição viva.


Desta forma, esperamos que o ministério do Yoga, na Índia, realmente possa fazer o mesmo sem que discrepâncias e imposições políticas inesperadas aconteçam.


Em tempo: Narendra Modi, o primeiro ministro da Índia, que é vegeteriano e praticante convicto de Yoga, também sugeriu às Nações Unidas a criação de um dia internacional do Yoga. 


Harih Om! 

2 comentários:

  1. Creio, como praticante de yoga, que este é um importante passo motivador rumo ao que tanto desejamos por intermédio do yoga, uma cultura de paz.

    ResponderExcluir
  2. Creio, como praticante de yoga, que este é um importante passo motivador rumo ao que tanto desejamos por intermédio do yoga, uma cultura de paz.

    ResponderExcluir