23 de novembro de 2014

DENTRO DO GUERREIRO: O LADO MASCULINO DO YOGA




HUMBERTO MENEGHIN


Tudo começou quando um dos professores de Yoga da fotógrafa Amy Goalen quis que ela o fotografasse realizando alguns ásanas para promover o estúdio onde dá aulas. A partir daí, a ideia de fotografar homens praticando Yoga se tornou um projeto criativo e diferente: Inside the Warrior – the Masculine Side of Yoga.







O óbvio do óbvio, por enquanto, que todos estão mais do que carecas de saber é que a maioria das pessoas que praticam ásanas são mulheres, e, notando que só se via na propaganda, na internet, redes sociais, etc, imagens onde elas costumeiramente se destacam e que muitos homens, pelo menos nos Estados Unidos, andam aderindo à prática de Yoga, a fotógrafa Amy Goalen resolveu investir em fotografar os homens praticando Yoga.




















Emendando sua criatividade como fotógrafa a uma oportunidade pouquíssimo explorada, Goalen e o escritor Julian DeVoe mergulharam de cabeça no projeto Inside the Warrior que já produziu o Yoga Men 2015 Calendar, ou seja, um calendário de 2015 que não é da Pirelli, mas que contém as fotos dos “marmanjos” que ela fotografou.








Dizem que o calendário, que custa US$25, já começa com a folha de outubro/2014, para que quem o comprar comece a utilizá-lo desde já.


Não parando por aí, esse projeto vai ganhar um livro escrito por Julian DeVoe com as imagens de Amy Goalen, ainda contendo entrevistas com os modelos.








Comumente a fotógrafa realiza as produções entre uma aula e outra, nos estúdios de Yoga, num sábado à tarde, procurando buscar a melhor luz que vem das janelas das salas para em seguida fotografar os homens realizando os ásanas. No entanto, trabalhos realizados ao ar livre também são feitos, mas, em menor escala.















Muitos dos que se dispuseram a se deixar fotografar por Amy são professores de Yoga baseados em LA, Los Angeles, e ainda outros mais que já são figurinhas marcadas na página Yoga for Men do FB e demais comunidades.


Desde os mais jovens como maduros, os homens que praticam Yoga  e estão no portfolio da fotógrafa parecem que estão dando inveja até nos modelos da revista Men’s Health








No entanto, o que o projeto “Dentro do Guerreiro: o lado masculino do Yoga” pretende é mostrar todos os diferentes tipos de homens que praticam Yoga e o que vier além disso é lucro.

Harih Om!


Mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário