5 de novembro de 2014

BUTI – A YOGA DO REBOLADO?




HUMBERTO MENEGHIN


Quando se combina algumas sequencias de ásanas com exercícios pliométricos, condicionamento físico e movimentos de danças tribais africanas incluindo os adotados nos Bailes Funk do Brasil, no Hip Hop e no Miami Booty Dance, o resultado é o BUTI. Mas, será que o BUTI, uma prática onde o rebolado intenso predomina pode ser considerado uma nova linha do Yoga dinâmico?







Recomendado para as pessoas que querem “soltar a franga”, a maioria das praticantes do BUTI são adeptas de exercícios físicos ativos como Zumba, spinining, incluindo corredoras, triatletas e claro que algumas praticantes de ásanas que não conseguem segurar a curiosidade pela prática.


Sem beijinho no ombro, criado pela ex competidora de ski, Bizzie Gold, o BUTI inevitavelmente maximiza a perda calórica enquanto músculos são tonificados e alongados tendo como suporte o  vinyasa do Power Yoga.








Comumente uma aula de BUTI tem a duração de cerca de 90 minutos, sendo que por cerca de 75 minutos as praticantes se centram em trabalhar o movimento intenso dos quadris fusionando-o à fluidez de sequencias de Yoga, dança e ainda mesclados a exercícios pliométricos para nos últimos 15 minutos se ater no nível restaurativo.


Segundo Gold, o objetivo do BUTI é destravar, ou seja, soltar a energia Shakti que está no muladhara e no swadhistana chakras usando os músculos em movimentos rápidos e de explosão agregados a sequências de contrações excêntricas e concêntricas.  













A pliometria se evidencia enquanto ritmo, velocidade, força, resistência muscular se desenvolvem fortalecendo também o sistema cardiovascular.


Foi após se machucar que Bizzie decidiu adicionar a prática de Yoga ao seu treinamento e com o tempo resultados surpreendentes apareceram tais quais podem ser comparados a duas horas de pura malhação que as outras pessoas fazem nas academias, o que faz do BUTI um workout perfeito para os que não têm tempo disponível para aproveitar uma prática de Yoga consistente ou se dedicar a exercícios cárdio-aeróbicos.



Dando um upgrade na autoestima, o BUTI acaba por ser extremamente sexy e promete as/aos praticantes, ao longo do tempo, além da boa forma, uma auto transformação bem visível, mesmo que no início um pouco de timidez ainda prevaleça.











A Criadora do BUTI ministra um curso de formação para quem quiser se tornar um instrutor ou instrutora do BUTI.


Yoga do Rebolado?  De jeito nenhum!


Para ver e crer, confira a performance ativa do BUTI, neste vídeo super produzido:






Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário