24 de agosto de 2014

GANESHA CHATURTHI




SWAMI SIVANANDA
TRADUÇÃO: HUMBERTO MENEGHIN


Saudações ao Senhor Ganesha, que é Brahman em Si mesmo, que é o Senhor Supremo, que é a energia do Senhor Shiva, que é a fonte de toda felicidade, e quem é o doador de todas as qualidades virtuosas e sucesso em todos os empreendimentos.



Mushikavaahana modaka Hastha,
Chaamara karna vilambitha sutra,
Vaamana putra rupa Maheshwara,
Vighna vinaayaka pAADA Namasthe



SIGNIFICADO: "Oh, Senhor Vinayaka! o removedor de todos os obstáculos, o filho do Senhor Shiva, com uma forma que é muito simples, com o rato como o teu veículo, com um doce na mão, com as orelhas largas e tronco grande, eu me prostro em teus pés de lótus! "









Ganesh Chaturthi é um dos festivais hindus mais populares, por que é o aniversário do Senhor Ganesha. É o dia mais sagrado para o Senhor Ganesha que cai no 4 º dia da quinzena brilhante do Bhadrapada (agosto-setembro), sendo celebrado na Índia, bem como por hindus dedicados em todas as partes do mundo.


São feitas figuras de barro da Divindade que depois de terem sido adoradas por dois dias, ou em alguns casos por dez dias, elas são jogadas na água.


Senhor Ganesha é o Deus com a cabeça de elefante que é adorado logo no começo de quaisquer orações. Seus nomes são repetidos em primeiro lugar antes que qualquer trabalho auspicioso seja iniciado, antes que qualquer tipo de culto seja iniciado.








Ele é o Senhor de poder e sabedoria. Ele é o filho mais velho do Senhor Shiva e irmão mais velho de Skanda ou Kartikeya. Ele é a energia do Senhor Shiva e por isso Ele é chamado o filho de Shankar e Umadevi. E, por adorar o Senhor Ganesha as mães esperam ganhar para seus filhos as virtudes legítimas de Ganesha.


A seguinte história é narrada sobre seu nascimento e como ele chegou a ter a cabeça de um elefante:


Uma vez, a Deusa Gauri (consorte do Senhor Shiva), durante o banho, criou Ganesha como um Ser imaculado da lama de seu corpo e colocou-o na entrada da casa. Ela lhe disse para não deixar ninguém entrar.


Enquanto ela foi para dentro banhar-se, o Senhor Shiva que estava voltando para casa com muita sede foi parado por Ganesha no portão. Shiva ficou furioso e cortou a cabeça de Ganesha, pois achou que Ganesha fosse um estranho.


Quando Gauri soube disso, ela ficou dolorosamente triste. Para consolar a sua dor, Shiva ordenou a Seus servos para cortar e trazer-lhe a cabeça de qualquer criatura que estivesse dormindo com a cabeça voltada para o norte.









Os servos que foram nessa missão encontraram apenas um elefante nessa posição. Assim, o sacrifício foi feito e a cabeça do elefante foi levada perante Shiva. Então, o Senhor juntou a cabeça do elefante no corpo de Ganesha.


O Senhor Shiva tornou Seu filho digno de adoração no início de todos os empreendimentos, casamentos, expedições, estudos, etc. Ele ordenou que o culto anual a Ganesha deveria ocorrer no quarto dia da metade brilhante de Bhadrapada.


Sem a graça de Sri Ganesha e seu auxílio, absolutamente nada pode ser alcançado. Nenhuma ação pode ser realizada sem seu apoio, graça ou bênção.


Em sua primeira lição no alfabeto uma criança Maharashtrian é iniciada no Mantra do Senhor Ganesha, Om Sri Ganeshaya Namah, para só então o alfabeto ser ensinado.


A seguir, esses são alguns dos nomes comuns do Senhor Ganesha: 

Dhoomraketu, Sumukha, Ekadantha, Gajakarnaka, Lambodara, Vignaraja, Ganadhyaksha, Phalachandra, Gajanana, Vinayaka, Vakratunda, Siddhivinayaka, Surpakarna, Heramba, Skandapurvaja, Kapila e Vigneshwara. Ele também é conhecido por muitos como Maha-Ganapathi.








Seu mantra é Om Gung Ganapathaye Namah. Os aspirantes espirituais que adoram Ganesha como a sua divindade tutelar repetem esse mantra ou Om Sri Ganeshaya Namah.


Os devotos de Ganesha também fazem Japa do Ganesha Gayatri Mantra, desta forma:



Tat purushaaya vidmahe
Vakratundaaya Dheemahi
Tanno dhanti prachodayaat.



Senhor Ganesha é a personificação da sabedoria e bem-aventurança. Ele é o Senhor dos Brahmacharins. Ele é o mais importante entre os celibatários.


Ele tem como seu veículo um pequeno rato. Ele é a divindade que preside o Muladhara Chakra, o centro psíquico no corpo em que a Kundalini Shakti reside.


Ele é o Senhor que remove todos os obstáculos no caminho do aspirante espiritual, e que lhe confere sucesso mundano bem como espiritual. Por isso Ele é chamado Vigna Vinayaka. Seu Bija Akshara (sílaba raiz) é Gung, pronunciado para rimar com a palavra Inglês “sung”, "cantado". Ele é o Senhor de harmonia e paz.





O Senhor Ganesha representa Om ou o pranava, que é o principal mantra entre os Hindus. Nada pode ser feito sem pronunciá-lo. Isso explica a prática de invocar Ganesha antes de começar qualquer rito ou empreender qualquer projeto.


Seus dois pés representam o poder do conhecimento e o poder de ação. A cabeça de elefante é significativa na medida em que é a única figura na natureza que tem a forma do símbolo de Om.








O significado de andar sobre um rato é a conquista completa sobre o egoísmo. A realização da ankusha representa Seu governo do mundo que é o emblema da realeza divina.


Ganesha é o primeiro Deus. Montado em um rato, uma dos menores criaturas da natureza e tendo a cabeça de um elefante, o maior de todos os animais, denota que Ganesha é o criador de todas as criaturas.


Os elefantes são animais muito inteligentes; isso indica que o Senhor Ganesha é a personificação da sabedoria. Também denota o processo de evolução - o rato gradualmente evolui para um elefante e, finalmente, torna-se um homem. É por isso que Ganesha tem um corpo humano, a cabeça de um elefante e um rato como seu veículo. Esta é a filosofia simbólica de Sua forma.


Ele é o Senhor dos  Ganas ou grupos, por exemplo, grupos de elementos, grupos de sentidos, etc. Ele é a cabeça dos seguidores de Shiva ou os servos celestiais do Senhor Shiva.








Os Vaishnavas também adoram o Senhor Ganesha. Eles lhe deram o nome de Tumbikkai Alwar que significa a divindade com a probóscide (tromba do elefante).


Os dois poderes do Senhor Ganesha é a Kundalini e a Vallabha ou poder do amor.


Ele gosta muito de pudim doce ou bolas de farinha de arroz com um núcleo doce. Em um de seus aniversários Ele ia de casa em casa aceitando as oferendas dos pudins doces. Tendo comido um bom número deles, Ele passou a andar em seu rato durante a noite. E, de repente, o rato tropeçou – ele tinha visto uma cobra e se assustou – como resultado Ganesha caiu e seu estômago se abriu e todos os pudins saíram. Mas, Ganesha pegou-os de volta em seu estômago e, agarrando a cobra, amarrou-a em volta de sua barriga.


Vendo tudo isso, a lua no céu tinha um riso agradável. Este comportamento inconveniente da lua o incomodava tanto que então ele puxou um de seus dentes e atirou contra a lua e amaldiçoou dizendo  que ninguém deve olhar para a lua no dia de Ganesh Chaturthi


Se alguém fizer, ele certamente irá receber um nome ruim, censura ou má reputação. No entanto, se acontecer de alguém por engano olhar para a lua neste dia, então a única maneira que ele pode ser liberado da maldição é por repetir ou a ouvir a história de como o Senhor Krishna se limpou no que concerne a jóia Syamantaka. Esta história é citada no Srimad Bhagavatam. Senhor Ganesha teve o prazer de ordenar assim. Glória ao Senhor Ganesha! Como Ele é bondoso e misericordioso a Seus devotos!


Ganesha e seu irmão Senhor Subramanya já tiveram uma disputa sobre quem era o mais velho dos dois. O assunto foi submetido ao deus Shiva para decisão final. Shiva decidiu que quem fizesse uma viagem pelo mundo inteiro e voltasse em primeiro lugar ao ponto de partida teria o direito de ser o mais velho. Subramanya logo voou em seu veículo, o pavão, para fazer uma volta ao mundo. Mas o sábio Ganesha foi, de forma respeitosa e amorosa, em torno de seus pais divinos e pediu pelo prêmio de sua vitória.


Senhor Shiva disse: "Amado e sábio Ganesha Mas como eu posso dar-lhe o prêmio! Você não de a volta ao redor do mundo?"


Ganesha respondeu: "Não, mas eu a fiz em volta de meus pais. Meus pais representam todo o universo manifestado!"


Assim, a disputa foi resolvida em favor do Senhor Ganesha, que depois foi reconhecido como o mais velho dos dois irmãos.  A Mãe Parvati também lhe deu uma fruta como um prêmio por esta vitória.


No Ganapathi Upanishad, Ganesha é identificado com o Ser Supremo. As lendas que estão conectadas com Senhor Ganesha estão registradas no Ganesha Khanda da Brahma Vivartha Purana.








No dia Ganesh Chaturthi, medite sobre as estórias relacionadas com Senhor Ganesha no início da manhã, durante o período Brahmamuhurta. Então, depois de tomar um banho, vá ao templo e faça as orações ao Senhor Ganesha. Ofereça-lhe um pouco de coco e pudim de doce. Ore com fé e devoção para que Ele possa remover todos os obstáculos que você enfrenta no caminho espiritual. Adore-o em casa, também. Você pode obter a ajuda de um pundit. Tenha uma imagem do Senhor Ganesha em sua casa e sinta a sua presença nela.


Não se esqueça de não olhar para a lua nesse dia; lembre-se que ele se comportava inapropriadamente para com o Senhor. Isso na verdade significa evitar a companhia de todos aqueles que não têm fé em Deus, e que zombam de Deus, de seu Guru e religião, neste dia específico.


Tenha resoluções espirituais boas e ore ao Senhor Ganesha para ter força espiritual interior para alcançar o sucesso em todos seus empreendimentos.


Que as bênçãos de Sri Ganesha esteja com todos vocês! Que Ele possa remover todos os obstáculos que se interpõem em seu caminho espiritual! Que Ele possa conceder a vocês toda a prosperidade material, bem como a libertação!


Um comentário: