16 de junho de 2014

VALE A PENA SEGUIR O “BABA” DOS FAMOSOS?




HUMBERTO MENEGHIN


Seguir um mestre, ter um guru, aquele que coloca a luz no caminho do estudante através de sábias palavras, ensinamentos e, sobretudo bons exemplos, possibilitando que a ignorância se dissipe e o autoconhecimento comece a se fazer presente nas vidas dos que o admiram e o acompanham é o desejo sincero e comum de todos buscadores, que ao longo do tempo querem se reconhecer libertos. Mas, encontrar o mestre certo, lídimo, verdadeiramente sábio, hoje em dia, não é tão simples assim; no entanto, muitas pessoas por saberem que alguns famosos seguem um determinado “baba”, de olhos fechados, também resolvem seguí-lo, sem ao menos obter mais informações sobre sua trajetória, suas obras em prol do bem comum e de que forma se tornou um guru.



Recentemente um mestre seguido por muitas pessoas neste país e ao redor do mundo esteve presente num jantar promovido na casa de um famoso. Muitos dos convidados e convidadas também famosos estiveram nesse encontro que inclusive foi divulgado na mídia digital e em revista de circulação nacional versada em promover socialites, celebridades.


Quem, por exemplo, está na sala de espera de um consultório aguardando a ser atendido por uma dentista e que nunca se quer na vida pensou em ter um mestre, pega a revista das celebridades e após várias páginas terem sido folheadas se atém à referida matéria.








Consigo pensa: se a fulana de tal, famosa na Tv, formadora de opinião, garota propaganda de inúmeros produtos tem essa pessoa como um possível mestre, e como me identifico muito com ela, também vou adotá-lo como mestre.


De outro lado, alguém mais que folheia a tal revista ou vê matéria em página de site noticioso na internet, apesar de gostar e se identificar com um dos famosos, não vai com a cara do mestre e então de forma alguma pensa em seguí-lo, muito embora apresente ensinamentos que possam até serem considerados válidos.








No entanto, na comunidade do Yoga vários praticantes simpatizam e seguem esse mestre e ao que tudo indica consideram ser uma boa pessoa que vale a pena reservar alguns minutos para prestar atenção no que tenha a dizer.


Mas, nessa mesma comunidade há os que além do Yoga estudam Vedanta e de forma alguma acham que esse mestre seja o tipo adequado para eles, porque o mestre que realmente seguem é uma pessoa simples e desapegada, de sabedoria inata, que jamais necessitaria estar em companhia de famosos para captar a atenção da mídia, mesmo que isso não estivesse previsto no protocolo.








Famosos, como os simples mortais, também merecem ter seus mestres e cada qual tem o livre arbítrio de escolher quem bem entender.


Harih Om!

4 comentários:

  1. Engraçado foi ver selfie dele com o Aécio Neves, fiquei sem entender absolutamente nada.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Um verdadeiro Guru, um verdadeiro Mestre não escolhe seus discípulos, apenas espalha sua mensagem de Amor ao mundo, não exclui, não julga, ao contrário "atrai" as ovelhas para o seu rebanho. Feliz de quem escuta, feliz de quem aprende!

    ResponderExcluir