21 de janeiro de 2014

TRAMPOLINE YOGA: ÁSANAS-JUMP NA CAMA ELÁSTICA



HUMBERTO MENEGHIN


A hibridez costumeira que continua acontecendo em relação à prática de ásanas do Yoga já não é de espantar mais ninguém; algumas delas são até criativas e impactantes que acabam caindo no gosto popular do mundo fitness e até de alguns praticantes de ásanas assumidamente ansiosos por novidades. Experimentá-las pode até ser válido, considerá-las como Yoga, alguns podem aceitar isso. No entanto, mesmo que os grande Yogis do passado se revirem nos túmulos, a prática híbrida de ásanas sempre existirá e  continuará existindo. Então, a mais nova é a Trampoline Yoga, onde ásanas são realizados sobre aquelas mini-camas elásticas até então usadas nas aulas Jumping das academias de ginástica.




Tendo como berço a cidade de Nova York, mais especificamente o  Shen Tao Studio, a Trampoline Yoga é uma mistura de dança moderna, brincadeiras de crianças, Pilates, Vinyasa Yoga, incluindo movimentos voadores, alongamentos e seqüências do jumping propriamente dito; tudo realizado numa mini-cama elástica em detrimento ao nosso mat de cada dia.  

Os movimentos que são ondulantes e pulsantes são acompanhados por batidas de tambores africanos e músicas new age que procuram manter a energia dos praticantes-puladores durante toda a aula, contando com os princípios da respiração utilizada na Kundalini Yoga e as respirações abdominais longas e profundas as quais são incorporadas à seqüência de ásanas.












O instrutor e proprietário do estúdio Bill Hedberg que tem uma larga experiência em dança contemporânea e artes marciais define a prática como uma “exploração do nosso físico”, onde há liberdade de movimento e alguma coisa similar ao Aerial Yoga; no entanto, a mola da cama elástica é que permite aquele alongamento mais profundo.

A prática do Trampoline Yoga começa com as posturas sentadas, alongamentos e saltos na mini-cama elástica seguidos por uma sequência de pulos em pé, terminando com outra sequência que dá ênfase a alongamentos intensos dos ombros. As inversões, por sua vez, são feitas em aparatos específicos de treino disponíveis no estúdio.









Além de ajudar a aliviar o estresse, promover alongamento intenso e aumentar a flexibilidade, sobre a mini-cama elástica os praticantes podem explorar os movimentos tradicionais do Yoga numa forma completamente diferente; como por exemplo, saltando do seu jeito enquanto estão sentados, realizando uma torção na coluna.









A prática do Trampoline Yoga é acessível aos iniciantes; no entanto, para quem já pratica ásanas do Yoga há algum tempo o aproveitamento poderá ser mais eficiente. As aulas são ministradas no Shen Tao Studio da Park Avenue, em Nova York e uma vaga para participar da prática, que tem uma hora de duração podendo chegar até 15 ou 20 minutos além do tempo, custa U$ 17,00 e tem que ser reservada com pelo menos um mês de antecedência.  O cartão com cinco aulas sai por oitenta verdinhas.


 Confira aqui um pouco da Trampoline:







Se você apreciar a idéia, for ou estiver em Manhatan, aproveite.


Harih Om!


Nenhum comentário:

Postar um comentário