1 de novembro de 2013

DEEPAVALI





SWAMI SIVANANDA
TRADUÇÃO: HUMBERTO MENEGHIN


Deepavali ou Diwali significa “uma fileira de luzes” que cai nos últimos dois dias da metade escura de Kartik (outubro-novembro). Para alguns é um festival de três dias que começa com o Dhan-Teras, no 13º dia da metade escura de Kartik, seguido no próximo dia pelo Narak Chaudas, o 14º dia, e pelo Deepavali propriamente dito no 15º dia. Há várias origens alegadas e atribuídas a esse festival. Alguns sustentam que eles celebram o casamento de Lakshmi com o Senhor Vishnu. Em Bengala o festival é dedicado ao culto de Kali. E também comemora aquele dia abençoado em que o triunfante senhor Rama retornou de Ayodhya após derrotar Ravana. Nesse dia Sri Krishna também matou o demônio Narakasura.





No Sul da Índia as pessoas tomam um banho de óleo pela manhã e usam roupas novas. Eles partilham guloseimas e soltam fogos de artifícios em consideração à Narakasura que foi morto nesse dia. Eles, os devotos, se cumprimentam, perguntando: "Você já tomou seu banho no Ganges?” o que na verdade se refere ao banho de óleo pela manhã, o qual se considera uma purificação com a do banho no sagrado Ganges.

Todos esquecem e perdoam os erros feitos pelos outros. Há um ar de liberdade, festividade e amizade em todos os lugares. Esse Festival traz uma união que instila caridade nos corações das pessoas. A maioria compra roupas novas para a família e os empregadores também compram roupas novas para seus empregados.






Acordar durante o Brahmamuhurta, às 4 da manhã, é uma grande benção sob o ponto de vista de saúde, ética, disciplina, eficiência no trabalho e progresso espiritual. É no Deepavali que todos acordam cedo pela manhã. Os sábios que instituíram esse costume devem ter a esperança que seus descendentes percebam esses benefícios e os tornem um hábito regular em suas vidas.

Com bom humor reunindo-se com as pessoas do vilarejo, andam livremente se misturando um com os outros sem qualquer reserva, pois toda inimizade começa a ser esquecida. As pessoas se abraçam umas as outras com amor e o  Deepavali é uma grande força unificadora. Aqueles com os ouvidos espirituais afinados podem ouvir claramente a voz dos sábios: “Oh, crianças de Deus! Unam-se e amem a todos”.






As vibrações produzidas pelos cumprimentos amorosos que preenchem a atmosfera são suficientemente poderosas para provocar uma mudança no coração de todo homem e mulher no mundo. Ai de mim! Esse coração é bastante endurecido e apenas a continuação da celebração do Deepavali em nossos lares que pode nos reascender a necessidade urgente de nos afastar do caminho ruinoso do ódio.






Nesse dia os mercadores hindus do Norte da Índia abrem novos livros de contabilidade e oram por sucesso e prosperidade para o ano vindouro. As casas são limpas e decoradas durante o dia e iluminadas à noite com lamparinas a óleo. As melhores e mais belas iluminações são vistas em Bombay/Mumbay e Amritsar.






O famoso templo dourado de Amritsar é acesso ao cair da tarde com milhares de lâmpadas colocadas por todos os degraus do grande tanque. Vaishnvites celebra o Puja Govardhan e alimentam a grande maioria dos pobres.

Oh Ram! Luz das luzes, a Luz interna luminosa do Ser que está sempre brilhando tranquilamente no fundo do coração. Sente-se em silêncio. Fechem os olhos. Abstraiam-se dos sentidos. Foquem a mente nessa Luz Suprema e aproveitem o Deepavali real, mantendo a iluminação da alma.

Aquele que se vê por completo, mas que ninguém contempla, que ilumina o intelecto, o Sol, a Lua e as estrelas e todo o Universo mas os quais não se pode iluminar, Ele é na verdade Brahman, Ele é o Ser interno. Celebrar o real Deepavali vivendo em Brahman e aproveitando a felicidade eterna da alma.

O Sol não brilha lá, nem a Lua e as estrelas; nem os raios brilham e muito menos o fogo. Todas as luzes do mundo não podem ser comparadas nem mesmo ao raio da Luz interna do Ser. Mergulhe você nessa luz das luzes e aproveite o Deepavali supremo.






Muitos festivais Deepavali vieram e se foram, mas ainda os corações da grande maioria é tão escuro quanto a noite de Lua nova. As casas estão enfeitadas por lâmpadas, mas o coração está cheio da escuridão da ignorância. Oh, homem! Acorde da sonolência da ignorância e perceba a Luz constante e eterna da alma que não nasce e nem se põe pela meditação e o questionamento profundo.

Que todos possam ter iluminação total! Que a suprema Luz das luzes possa iluminar seu entendimento! Que todos vocês possam ter uma riqueza espiritual inesgotável do Ser! Que todos vocês possam prosperar gloriosamente tanto nos planos material e espiritual!


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário