16 de agosto de 2013

QUADRADINHO TIPO BORBOLETA, PASSINHOS DO BATE – BATE E DO ABRE E FECHA SÃO ÁSANAS?





HUMBERTO MENEGHIN


"Em ventando uma nova moda meio fora do normal ...", as meninas de o Bonde das Maravilhas dando continuidade à saga Quadradinho de Oito agora retornam apresentando o Quadradinho Tipo Borboleta e os Passinhos do Bate-Bate e do Abre e Fecha. Absolutamente não se trata de nenhuma nova maneira de se executar alguns ásanas do Yoga que possam se assemelhar ao Quadradinho Tipo Borboleta e os Passinhos do Bate-Bate e do Abre e Fecha. No entanto, antes que surja qualquer dúvida, vale analisar esses novos passinhos e o quadradinho tipo borboleta, mesmo que alguns achem que isso seja pura perda de tempo.





Perda de tempo ou não, quando as meninas de o Bonde das Maravilhas lançaram o famigerado Quadradinho de Oito da forma invertida, visivelmente coreografaram-nas como se executassem Viparita Karani ou Shirsásana abusando de uma parada de mãos. 

Aliás, hoje em dia, nos videos clips que exibem por aí, paradas de mãos é o que não faltam; incluindo o Bonde das Maravilhas, Usher, Madonna e muitos outros e outras quase sempre estão usando e abusando de algum ásana de Yoga como parte da coreografia dançante para promover as suas músicas.

Tendo como cenário as belezas da Cidade Maravilhosa, as meninas de o Bonde das maravilhas apresentam o novo tipo de quadradinho e passinhos num clip até que bem produzido, que indubitavelmente prende a atenção do início ao fim em vista da performance das artistas.


QUADRADINHO TIPO BORBOLETA






                                     É o bonde das maravilha de um jeito sensual
                                    Em ventando uma nova moda meio fora do normal
                                   Renatinha e Rafaela elas não tão de bobeira
                                  Faz o quadradinho tipo borboleta,vai,vai,vai
                                 Tipo borboleta,vai,vai,vai,vai tipo borboleta


O Quadradinho tipo Borboleta que a Renatinha e a Rafaela encenam pode passar a impressão que realizam uma variação de pasásana, a postura do laço; no entanto, posicionando o corpo na lateral com um dos joelhos que está apoiado ao solo e em conjunto com a outra perna que está elevada, formam um quadradinho e ali  se equilibram, enquanto realizam um movimento abdutor de abrir e fechar as pernas. E a borboleta tipo quadradinho vai surgindo e batendo asas sem voar.


PASSINHO DO BATE-BATE






                                               A Tayza e a Kate já estão pronta pro combate
                                               Vai começar agora o passinho do bate bate
                                               Bate, bate, no passinho do bate, bate
                                               Bate, bate, no passinho do bate, bate
                                               No passinho do bate, bate


A Tayza e a Kate podem até passar a falsa impressão que assumem a prasarita padottanásana. De costas uma para a outra, se inclinam para frente e com a sensualidade a flor da pele passam a bater os bumbuns um contra o outro, longe de afirmar que essas trombadas incessantes de glúteos possam ser consideradas uma nova variação de qualquer ásana que se pratica numa shala.


PASSINHO DO ABRE E FECHA






                                           Então chamar a Carol para finalizar a festa
                                           Desce devagarinho no passinho do abre e fecha
                                           Abre e fecha, abre e fecha, no passinho do abre e fecha
                                           Abre e fecha, abre e fecha, no passinho do abre e fecha



O passinho do abre e fecha pode até, viajando muito na maionese,  ter suas raízes no cachorro que olha para baixo, adho mukta svanásana. Primeiro elas vão descendo devagarzinho, rebolando para depois entrarem num cachorro que olha para baixo completamente desalinhado para ficarem movimentando os pés de um lado para o outro no tal do passinho do abre e fecha. 






Incorporar o Quadradinho do Tipo Borboleta e os Passinhos do Bate-Bate e do Abre e Fecha numa prática de ásanas  está absolutamente fora de cogitação; mesmo porque para se dançar funk brasileiro existem lugares específicos que vivem lotados. Uma sala de prática de ásanas que não se congratula da mesma lotação foge de ser o lugar adequado para tanto. Quem sabe uma escola de dança?

Aqui o clip do Quadradinho do Tipo Borboleta e os Passinhos do Bate-Bate e do Abre e Fecha 




                              

 

Harih Om!

Mais obre o Quadradinho de Oito aqui: http://yogaemvoga.blogspot.com.br/2013/06/quadradinho-de-oito-e-asana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário