2 de junho de 2013

YOGA PARA INICIANTES DA JANE FONDA



HUMBERTO MENEGHIN


Estrela de inúmeros filmes nos anos sessenta e setenta parece que só agora é que Jane Fonda descobriu o Yoga com seriedade, apesar de muitos anos atrás já ter feito um vídeo com ásanas. Para quem não se recorda, foi na década de oitenta que a carreira da eterna Barbarella tomou um novo rumo ao participar de mais de vinte vídeos VHS sobre aulas de aeróbica e exercícios físicos de alto impacto. Agora, muitos anos depois, ela retorna ao mundo fitness workout de um jeito bem diferente: produzindo e estrelando um vídeo sobre Yoga, ou melhor, um DVD sobre ásanas do Yoga que leva o nome de “Prime Time AM/PM – Yoga para Iniciantes”.




Com o avanço da idade e notando que o físico já não é o mesmo desde quando dava aquelas aulas de aeróbica nos VHSs, Jane Fonda foi diagnosticada com osteoartrite, o que afetou os joelhos, quadris e as costas e talvez isso tenha sido a forte razão para adotar a prática de ásanas do Yoga.




De olho no mesmo público que com ela se entregava aos exercícios aeróbicos e de alto impacto demonstrados em seus vídeos, Jane Fonda busca reconquistá-lo com o DVD “Prime Time AM/PM – Yoga para Iniciantes”, uma vez que como ela esse público também está na mesma faixa etária.

Com dois discos, o DVD está dividido nos seguimentos: AM, ásanas para serem feitos pela manhã e PM, onde há ásanas para serem realizados à tarde.







Diferentemente daqueles exercícios aeróbicos, as seqüências parecem ser leves e utilizam props, ou seja, acessórios e também cadeiras. No entanto, Jane Fonda afirma que alguma coisa do Pilates também está presente nas aulas com o evidente objetivo de construir músculos e ossos fortes, proteger as juntas para que aquelas  que praticam se tornem mais flexíveis.




E, por tudo isso, o que vale para ela é ter os quadris, as costas e as pernas fortes para se sentir livre e independente. No entanto, Jane Fonda dedica-se a praticar ásanas por duas horas diárias, numa prática mais forte, diferente das que são apresentas nos DVDs.

Mesmo que as suas aulas possam em determinado momento não parecer Yoga, talvez a consciência corporal e o modo de pensar de Jane Fonda agora sejam outros.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário