8 de abril de 2013

O FIASCO DA LULULEMON, YOGA JEANS E O RETORNO DE LADY GAGA AO YOGA




HUMBERTO MENEGHIN


Em meados de março a renomada fabricante canadense de calças para prática de Yoga, a Lululemon, com a maioria das lojas espalhadas pelos Estados Unidos, promoveu um recall de uma linha de calças que colocou à venda devido a um defeito aparente no tecido. Ao mesmo tempo, outro fabricante decidiu usar jeans no fabrico das calças que elas usam para praticar ásanas. E, após uma delicada cirurgia no quadril , Lady Gaga resolveu retornar ao Yoga.

Assuntos como estes não parecem ter a mínima importância para quem se dedica à prática e ao estudo do Yoga e Vedanta, pois muitos podem achar que usar determinada calça para praticar ásanas, seja ela da Lululemon ou feita com jeans, não irá acrescentar nada em termos de plenitude. Muito menos ainda saber se a cantora Gaga retornou ou não a sua prática de ásanas num dos estúdios de Bikram.




No entanto, como fatos como esses parecem ser bem apreciados pelo gosto popular, visto que o fiasco da Lululemon até foi divulgado no programa matinal de variedades da TV ABC, nos Estados Unidos, isso demonstra que a prática de ásanas do Yoga na Terra do Tio Sam tem a sua devida importância, mesmo que haja uma indústria bem organizada que dê suporte a isso.




O recall da Lululemon parece que pegou muita gente de surpresa, pois notaram que 17% das calças da linha Black Luon feitas com lycra e Nylon apresentavam um defeito bem aparente no traseiro, onde o tecido estava mais fino e transparente, evidenciando a parte mais íntima da consumidora aos olhos mais atentos durante uma aula de ásanas do Yoga.




Pois bem, o recall foi feito, peças com defeito presumivelmente substituídas e a culpa parece ter sido das confecções localizadas em Taiwan e no Vietnam que devem ter economizado fios durante o fabrico. Isso também ocorreu com várias cuecas da marca Calvin Klein, aquelas brancas que se compra por nove dólares e noventa e nove centavos em lojas de departamentos lá na América, também fabricadas por uma confecção asiática, mas isso não teve recall e os consumidores que adquiram tais cuecas ficaram na mão, pois se desgastaram e se descosturaram rapidamente e ninguém argumentou nada.






A calça para prática de Yoga feita com jeans parece ser mais uma boa opção para as praticantes mais vaidosas. Não se muda muita coisa numa yoga pants, apenas o tecido. No entanto esperamos que essa calça para Yoga feita com jeans seja bem maleável e resistente e não necessite de nenhum futuro recall.




Lady Gaga retorna ao cenário do Yoga. Chega a um estúdio nova-iorquino usando sapatos de saltos altos para ao termino da sua aula de ásana, se é que conseguiu praticar, sair escoltada numa cadeira de rodas da grife Louis Vuiton. Será que a prática que Gaga participou não foi boa para ela que teve que acabar indo embora numa cadeira de rodas? Ou isso foi apenas um charme?




Pessoas que passam por uma cirurgia no quadril ou de algum outro tipo que altere a locomoção, geralmente fazem muitas sessões de fisioterapias até apresentarem uma boa recuperação. Para Gaga ter ido participar de uma aula de ásanas é sinal que seu estado salutar está melhor; no entanto, para aqueles que passaram por uma situação como essa, a prática de ásanas deve ser feita com o devido cuidado, sem que haja qualquer desconforto. E, logicamente, Gaga foi bem assistida quanto a isso e nenhum motivo aparente haveria para que fosse embora numa cadeira de rodas da marca Louis Vuiton; o que mais parece um momento dispensado ao marketing.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário