5 de agosto de 2012

“YOGA RETREAT”: O NOVO GAME DO FACEBOOK ONDE SE PRATICA E SE ENSINA YOGA VIRTUALMENTE



HUMBERTO MENEGHIN


Com a previsão de ser lançado oficialmente no dia 06 de agosto deste ano, 2012, na rede social mais popular do planeta, o game Yoga Retreat, Retiro de Yoga, tem a intenção de proporcionar uma experiência agradável para “relaxar” e “ensinar” movimentos genuínos de Yoga aos jogadores que se predispõem a diluir o tempo sentados em frente à tela do computador para obviamente jogá-lo.



Criado pela finlandesa Gatjari Studios, o primeiro jogo social de Yoga, o Yoga Retreat parece querer seguir o mesmo padrão adotado pelos jogos The Sims e Farmville, só que agora com o tema específico voltado para o Yoga.




Yoga retreat começa com a animação de uma jovem executiva nervosa e estressada, de certa forma “acabada” em frente ao computador. Então, aquele que se predispõe a jogar decide que ela precisa descansar e viajar para a praia e praticar Yoga a fim de relaxar.

Com o intuito de apresentar técnicas e a real filosofia do Yoga, os jogadores do Yoga Retreat, na verdade, incorporam um instrutor de Yoga que é proprietário de um resort a beira mar, numa ilha paradisíaca tropical, destinado a retiros de Yoga, onde diferentes posturas são ensinadas aos praticantes.




A cada ásana que ensina o instrutor recebe moedas e quando acumula dinheiro o suficiente poderá gastá-lo na melhoria de seu estúdio, que de início fica ao ar livre, repondo yoga mats que se desgastam com o tempo, ampliando o resort, construindo mais ambientes como saunas e gazebos, bem como na aquisição de um refrigerador para manter os gelos que serão usados nos sucos servidos pelo bar.

No entanto, na maior parte do tempo o jogador que incorpora um instrutor de Yoga terá o objetivo principal de “dar aulas de Yoga”, o que consiste em clicar nos diferentes personagens praticantes que frequentam o estúdio, escolher a postura que quer que eles assumam para depois assistir esses personagens animados assumirem a pose e se alongarem em tempo real.






Assim que é o jogo. Bem tentador, não é? Controlar virtualmente personagens que praticam Yoga a seu bel prazer seguindo o seu comando, todos obedientes, sem qualquer contestação e de forma imaginária ganhar para isso.







Não parando por aí o Gatjari Studio, não confundir com Gayatri, apresenta um personagem chamado Yoga Cat, o Gato Yoga, que pode ser chamado a qualquer momento durante o jogo para num vídeo instruir o jogador em como praticar a postura que escolheu para aquele personagem animado que clicou; ou seja, um gato animado ensinado ásana para quem está jogando praticar em casa. Será que alguém irá aceitar esse gato virtual como “instrutor” de Yoga? Pois é, o game também induz os jogadores a praticarem ásanas para perderem peso.




E, para agravar, se o jogador não se exercitar com o Yoga Retreat, o resort destinado a retiros de Yoga virará uma bagunça, onde lixo e outras coisas mais serão encontradas por toda a parte.

Estar sob o efeito hipnótico de pequenos avatares animados que praticam ásanas o tempo todo pode até incitar o jogador a se interessar pela prática, mesmo que seja em frente do computador, acompanhado de propagandas na lateral direita do monitor que apresentarão produtos ligados ao tema. No entanto, esse jogador jamais estará vivenciando a essência do verdadeiro Yoga, que não exige, que não cobra e que acima de tudo não prende ninguém a nada

Aqui está um vídeo feito pelos desenvolvedores do Yoga Retreat que demonstra como jogar esse jogo. 




A escolha é sua: dedicar-se a prática pessoal ou alimentar  o tempo ocioso num resort virtual ?

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário