19 de agosto de 2012

LULULEMON PROCESSA CALVIN KLEIN E BABA RAMDEV TERMINA GREVE DE FOME



HUMBERTO MENEGHIN


Não tão conhecida por aqui, mas extremamente desejada por algumas praticantes de Yoga, Lululemon, uma das marcas mais famosas que produzem roupas para prática de ásanas, cujo nome bem poderia ser adotado a um poodle, foi à Corte Judicial americana para processar a concorrente Calvin Klein por infringir três patentes das Yoga pants que fabrica. Enquanto isso, na Índia, o também conhecido Guru Baba Ramdev decidiu encerrar a greve de fome que fazia contra a corrupção que assola aquele país.





LULULEMON X CLAVIN KLEIN



Fundada em 1998, a empresa canadense baseada em Vancouver Lululemon Athletica Inc, pioneira e inovadora quanto à produção de roupas femininas para prática de ásanas de Yoga e também no fabrico de acessórios para corrida, acusa processualmente Calvin Klein alegando que as calças de Yoga do tipo “Performance” que essa empresa produz violaram as patentes americanas no que concerne aos mesmos elementos de design do caimento/cós/cintura da calça; e, dessa forma tem a pretensão de se ver ressarcida em danos materiais e morais, o que inclui perdas nos lucros e ainda o pagamento de royalties devidos.








Com 47 lojas no Canadá e 108 nos Estados Unidos, mas nenhuma no Brasil, a Lululemon é uma empresa de sucesso que gerou um lucro de um bilhão de dólares em vendas só no ano passado e por isso está incluída no rol das empresas com os maiores índices de vendas na América do Norte, sinalizando que a prática de ásanas do Yoga é bem popular por lá e dá bons frutos às indústrias que produzem algo neste seguimento, diferentemente do Brasil onde a prática de ásanas e o Yoga em si parece que ainda não teve um ápice definitivo. 




No entanto, em relação ao andamento processual do caso Lululemon Athletica Canadá Inc. X Calvin Klein Inc. que tramita na corte do distrital de Delaware, sob o nº 12-01034, as alegações da requerente que acusa ainda não foram devidamente provadas.




Indo mais a fundo nesse assunto, será que a Lululemon Athletica também já tomou alguma providência em relação a certas empresas do oriente que produzem calças para Yoga genéricas às suas, pleiteando o mesmo ressarcimento por patentes quebradas?




BABA RAMDEV TERMINA GREVE DE FOME


Paralelamente ao caso da Lululemon Athletica Canadá Inc. X Calvin Klein Inc., o guru espiritual e yogi Baba Ramdev e muitos de seus seguidores foram detidos pela polícia, na Índia, quando tentavam realizar uma marcha até o Parlamento do governo daquele país com o firme propósito de intensificar o protesto contra a corrupção e ainda para pressionar as autoridades para que ocorresse uma mudança no governo.




Dias antes dessa detenção, o protesto de Ramdev contra a corrupção na Índia, se resumia a uma greve de fome, que durou por quatro dias. No entanto, terminado o prazo final, o referido guru não recebeu qualquer resposta favorável do governo em relação a sua marcante solicitação.

Não restando outra alternativa para por fim ao tumulto, a polícia levou Ramdev para o hospital, que mesmo assim continuou proferindo palavras de ordem a seus seguidores incitando-os a lutarem para acabar com a corrupção endêmica na Índia e ainda para que os bilhões de dólares que alguns indianos têm depositados indevidamente em bancos no exterior fossem devolvidos ao país.




Em meio ao agito de muitas bandeiras da Índia e intenso protesto, os manifestantes foram levados pela polícia para um estádio na periferia da cidade onde ficaram confinados por algumas horas até serem liberados ao cair da noite. 

Ramdev aproveitando da sua grande popularidade como guru, na verdade deu causa a essa manifestação, que pelo menos tornou notícia em várias partes do mundo. No entanto apesar de ainda não ter tido sucesso em seu objetivo, Ramdev continua exigindo que se implemente uma lei forte no país para controlar o governo e ainda a instalação de uma central de investigações criminais independente, aliado a esforços contra a evasão fiscal e a remessa de dinheiro ilegal para bancos fora do país.




E no Brasil? Será que também precisamos de um guru como Baba Ramdev para fazer pressão, greve de fome e incitar seguidores a manifestações contra a corrupção e a roubalheira que assola esse país?

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário