20 de maio de 2012

YOGA “PANTS”: SÓ PARA AS QUE PRATICAM?



HUMBERTO MENEGHIN


Possuir uma calça específica para prática de Yoga confeccionada com tecido de excelente qualidade que leva o nome de uma grife muito conhecida e desejada faz com que a praticante se sinta mais segura por se ver inserida num grupo seleto que pode pagar um preço elevado pela peça. As Yoga “pants” que conhecemos, na sua grande maioria, prezam pela qualidade, tecnologia, conforto e estilo. Se uma celebridade veste Yoga “pants”, não significa que é uma assídua praticante de Yoga, pois simplesmente a usa só para se sentir bem vista e de certa forma atraente aos olhos do grande público.


  
Aderida ao corpo ou até mesmo um pouco mais solta as calças específicas para a execução de ásanas acabam por serem versáteis e sutilmente podem combinar com outras peças do guarda roupa feminino; no entanto, o que realmente conta é o conforto e praticidade que a praticante que a veste usufrui durante a prática de ásanas do Yoga.

Comumente, algumas praticantes já seguem vestidas adequadamente, de casa, para a aula de Yoga que acontece num espaço ou estúdio. Outras que praticam após o trabalho deixam para se trocar na escola de Yoga propriamente dita.




Além de a calça de Yoga e a roupa em si trazer conforto e praticidade, um segundo quesito é o design agregado a estampas ou desenhos bem distribuídos sobre o tecido, que talvez podem até ou não lembrar tatuagens. Já em relação à matéria prima do tecido, na grande maioria das vezes é composta por 90% de algodão e 10% de Lycra, pois essa combinação tem como finalidade proporcionar melhor encaixe, elasticidade e flexibilidade às Yoga “pants”.







Ainda existem algumas outras calças para prática de Yoga que podem também ter a matéria prima do tecido composta por fibras de bambu, além do algodão; o que as caracteriza por serem mais absorventes, menos alérgicas e anti-bacterianas. No mesmo patamar, o algodão orgânico, cultivado em fazendas que não usam produtos químicos, misturado à Lycra parece que começa ter uma maior participação no fabrico das calças para Yoga, dando um toque “eco-friendly”, pois a matéria prima utilizada não prejudicou o meio ambiente. Também existem as que são feitas com fibras naturais de “hemp”, as quais ainda não são tão populares assim.




Leves e duráveis, sem correr o perigo de rasgar, as calças para prática de ásanas do Yoga, se tornaram indispensáveis no guarda-roupa de qualquer praticante que se preze. Outrora catalogadas como “colant” ou calça fusô, não recebiam a devida atenção na sua confecção como recebem nos dias atuais.




Geralmente as Yoga “pants” são do tipo capri ou mais compridas bem coladas ao corpo ou com uma leve boca de sino. A cor mais comum é a preta, mas algumas além de estampas e desenhos podem incluir um tipo de arco-íris de cores e até bordados. Além disso, outras mais também podem ter aberturas na altura dos joelhos, tanto na parte de trás quanto na frente para possibilitar um “frescor” para as pernas, contando com um reforço na região da virilha.




No entanto, para certas praticantes que se propõem a usar shorts mais curto durante a prática de ásanas, o que de uma forma bem direta revela toda a sensualidade, espera-se que pelo menos nos dias em que a temperatura esteja fria vistam uma calça para prática de Yoga que seja mais longa, o que também não deixará de evidenciar a sensualidade.




Vale lembrar que as “Yoga pants” feitas especialmente para as praticantes usarem, muito embora também sejam utilizadas por outras mulheres noutras modalidades esportivas e até mesmo no dia a dia para sair e passear por aí, não são as mesmas que são utilizadas pelos homens, pois para eles um bom shorts que não seja tão curto e apertado, feito de tecido resistente e confortável já é suficiente. Todavia, as grandes marcas já estão de olhos bem abertos para colocarem suas etiquetas em “Yoga pants” exclusivas para homens; algumas poucas já o fazem. 







Usar ou não usar “Yoga pants” fora de uma prática de Yoga vai do bom senso de quem a isso se propõe. No entanto, não existe a mínima necessidade de a consumidora de “Yoga pants” alimentar a idéia de que a principal função de suas calças sejam proporcionar um bumbum mais do que perfeito; pois o que vale tanto para aquelas que praticam ou não ásanas do Yoga é que a peça não traga qualquer desconforto; lembrando que para praticar a vaidade não conta.


Harih Om! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário