23 de maio de 2012

YOGA NA TERCEIRA IDADE: ATENÇÃO REDOBRADA



HUMBERTO MENEGHIN


Já faz algum tempo que Tao Porchon Lynch, de noventa e três anos de idade, considerada a professora de Yoga mais idosa do mundo pelo Guinness, vem sendo muito admirada por quem pratica ásanas do Yoga, além de ter se transformado numa boa referência e surpreendente inspiração para as pessoas que também estão na mesma faixa etária ou quase chegando lá. No entanto, a prática de ásanas do Yoga destinados àqueles que já se encontram na terceira ou melhor idade, merece atenção redobrada.

Hoje em dia, a maioria dos idosos que não querem se sentir sedentários ou se dedicam às aulas de hidroginástica, à natação ou à caminhada. Alguns deles também se aventuram na musculação e na dança de salão e alguns outros descobrem a prática de ásanas do Yoga.











Com limitações físicas como dores nas costas, joelhos, osteoporose, além de pressão alta e diabetes, o idoso que pela primeira vez procura um espaço para praticar Yoga, na maioria das vezes recebe uma atenção especial por parte do professor ou professora de Yoga com qual irá ter aulas.



Primeiramente o professor ou professora de Yoga procura tomar conhecimento de como está a saúde física do idoso; sobre as dores que sente, se a pressão está sob controle, dentre outras limitações que a idade inevitavelmente apresenta. 



No entanto, recomendável é que o praticante da melhor idade apresente um atestado médico que denote que esteja apto para o Yoga, que poderá ser arquivado no espaço onde irá praticar.



É claro que uma prática para aqueles que estejam na terceira idade, de modo algum deverá ser absurdamente dinâmica. Pelo que se vê por aí, na maioria das vezes as senhorinhas e os senhorzinhos se iniciam no Hatha Yoga.








Alguns espaços possuem até um horário especifico, ou seja, uma turma que é destinada somente aos praticantes da melhor idade. Isso, no entanto, para outros espaços que não adotam essa possibilidade pode parecer desnecessário, pois acham que alguém da melhor idade é capaz de perfeitamente praticar numa turma em que haja praticantes de diversas faixas etárias e que o professor ou professora poderá dar conta do recado perfeitamente.








No entanto, esse tipo de aula acaba não sendo eficiente e o idoso por si só poderá se sentir desmotivado por não executar os ásanas do Yoga como alguém que é mais jovem e que há mais tempo pratica com desenvoltura e até mesmo se machucar por não receber uma devida atenção e orientação por parte de quem ministra a aula; e, assim, poderá nunca mais retornar e descartar o Yoga definitivamente da sua vida.



Por outro lado, os espaços de Yoga que de modo providencial e inteligente reservam um horário específico para a melhor idade praticar com pessoas que sejam da mesma faixa etária são os mais recomendados. Recomendados, porque a prática será desenvolvida pelo professor ou professora levando-se em conta, especificamente, todas as limitações que os praticantes apresentam, adequando a prática a eles e não eles á prática.










Assim, fazendo o uso do bom senso e sobretudo utilizando props como blocos, fitas, almofadas e bolsters, a prática de ásanas do Yoga para quem está na melhor idade ou está chegando lá se tornará prazerosa e confortável, ao mesmo tempo que o físico e  o emocional,  em conjunto, se agregam para restabelecer, pouco a pouco,  a vitalidade do praticante.

Harih Om!


Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário