19 de janeiro de 2012

A YOGA DA LINGERIE



HUMBERTO MENEGHIN


Notando que as mulheres são as que mais se interessam pela pratica de Yoga, o que não é novidade para ninguém, uma rede de academias nos Estados Unidos lançou um vídeo curiosamente institucional onde o foco principal é incrementar ainda mais a prática do Yoga para esse público.

Para aguçar o interesse feminino em praticar Yoga, o vídeo exibe uma praticante vestindo lingerie. Presumivelmente nota-se que acabou de acordar numa suíte de hotel, pois ao fundo pode-se ver uma daquelas camas bem grandes, com um homem por lá. Enquanto ele parece estar dormindo, a praticante aproveita esse seu tempo livre e começa uma seqüência de ásanas que se repetem em movimentos até bem sincronizados, incluindo invertidas e paradas de mãos.




Não é uma cena de mau gosto para se ver, no entanto o filme evidentemente nutre o propósito sutil de demonstrar aos que assistem o que uma praticante bem sucedida pode conquistar com o Yoga; ou seja, um corpo escultural, magro acompanhado de uma desenvoltura sem igual no quesito ásanas; além de passar a mensagem que após uma noite maravilhosa de amor, a primeira coisa que ela parece querer fazer ao acordar é praticar Yoga.




Essa propaganda não deixa de ser atraente e válida para alguns que a assistem, no entanto, não demonstra claramente aos leigos ou melhor, às leigas, que foram pescadas pela cena, que a finalidade do Yoga não é apenas a de conquistar um corpo em boa forma e maleável que a indústria da moda e da beleza não cansa de propagar; mas sim moksha, a liberação, o que não exige de ninguém um empenho espartano na perfeição de posturas difíceis para tornar-se pleno e mais consciente.

O vídeo da yogini que pratica Yoga usando lingerie está aqui:






Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário