6 de novembro de 2011

VOCÊ JOGARIA O GAME DO DEEPAK?



HUMBERTO MENEGHIN

Já faz algum tempo que a mídia vem anunciando o lançamento de um vídeo game fora do comum: Leela, idealizado e projetado por Deepak Chopra. Segundo consta este “jogo” tem como finalidade ser uma experiência interativa que propõe ajudar as pessoas a aliviar o estresse, ter serenidade e criar harmonia interior, ao mesmo tempo em que tenta ensinar os jogadores como respirar corretamente e meditar através dos sete chakras. Será que isso é possível através de um vídeo game?




Editado pela empresa THQ, com gráficos desenvolvidos pela Curious Pictures, o game do Deepak, considerado uma jornada para dentro do Ser, foi criado para o sistema Kinect da MicrosoftXbox 360 e para o console Nintendo Wii.




Dividido em quatro seções: Movimento, Meditação, Mandala e Oráculo e incorporando 43 exercícios interativos que se concentram nos sete centros de energias do corpo, Leela, que significa jogo em sânscrito, será comercializado a partir de uma data bastante auspiciosa: 11/11/11.




Quem se propõe a jogar o game do Deepak, de um modo geral, deverá sincronizar o movimento do próprio corpo para interagir com as imagens que aparecem na tela ao mesmo tempo em que se ouve uma trilha sonora relaxante.




Ao jogar este game com o Kinect, o jogador irá usar os braços, as pernas, os quadris e a cabeça para executar as tarefas, enquanto os jogadores do Wii  usam o controlador de mão.  Por exemplo: se o jogador estiver na seção que trabalha o muladhara chakra, ele vai ter que mexer seus quadris de um lado para o outro para mover algumas fendas numa terra estéril e plantar uma semente, o que irá desencadear chuva e a luz do Sol. Quando o jogador estiver numa outra etapa do jogo, onde a concentração se volta para o ajna chakra, ele terá que girar a cabeça e procurar seguir um caminho colorido que aparece na tela; e, na medida em que a cabeça se move, a imagem na tela também se move.  Ainda, na seção Mandala, pode-se criar uma e na seção Oráculo, fazer uma pergunta e ter uma resposta a ser interpretada pelo próprio jogador.




Não há marcação de pontuação e outros aspectos competitivos no jogo e os jogadores não têm que completar um nível antes de passar de um desafio para o próximo, pois a intenção de Deepak é que as pessoas interajam com o jogo, cujos temas se relacionam com seus ensinamentos, assim permitindo que aumentem ainda mais a experiência do corpo-mente.







Consoante depoimento prestado à AP, Chopra diz:"Eu pessoalmente acredito que você pode acelerar o desenvolvimento neural e evolução biológica através de jogos de vídeo. Infelizmente, não é isso que estamos fazendo agora. O que estamos fazendo é criar dependência de adrenalina, violência e insensatez, ao invés de atenção plena. Essa foi a minha motivação pessoal para me envolver neste meio. "

Mas será que um jogo como o Leela tem alguma chance de sucesso? Seu maior problema talvez seja a sua natureza híbrida, pois os jogadores regulares de Xbox e Wii podem não estar interessados em um jogo que envolva meditação, enquanto seguidores de Chopra e demais simpatizantes podem não possuir um sistema de vídeo game, que por sinal não custa barato.





O pré-lançamento do produto Leela foi feito recentemente em uma grande cadeia de academia americana, Equinox, onde até houve uma prática real de Yoga, conduzida por professores e claro inspirada em Leela. No entanto, parece que esta prática não foi muito diferente do que uma aula normal de Yoga. Logicamente o game do Deepak será comercializado convenientemente nesta rede de academias, tudo dentro do mais perfeito marketing.








Contudo, aqueles que se dedicam com comprometimento ao Yoga e a prática da meditação, até possam por curiosidade vir a experimentar o game do Deepak, muitos atraídos por seus gráficos, cores e movimentos; mas, com certeza a sua grande maioria não o adotará, pois sabem que não necessitam de qualquer suporte muito atrativo como este “game” para se sentirem plenos.

Veja aqui o trailer do game do Deepak. Você jogaria?




 Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário