3 de setembro de 2011

ISSO NÃO É YOGA!




HUMBERTO MENEGHIN
artigo publicado originalmente no www.yoga.pro.br

O tablóide inglês The Sun, especializado em matérias sensacionalistas, publicou em seu site fotografias tiradas na Rússia de pessoas que se encontravam embriagadas pelas sarjetas de uma localidade soviética, associando o conteúdo dessas fotos à nomenclatura e imagens de alguns asanas do Yoga.

Com o título apelativo de 'Drunk? No I was just doing the Setu Bandha Sarvangasana',  ('Bêbado? Não, eu só estava fazendo Setu Bandha Sarvangasana') que está neste link:


 esse tablóide inglês e até mais um outro onde a mesma notícia e imagens foram publicadas, diz que a fonte dessa inadequada matéria foi aproveitada de um blog, que é um hit na internet.

Não é de se admirar que periódicos como esses publiquem e divulguem de forma jocosa, depreciativa e sarcástica, imagens que não condizem com o verdadeiro propósito do Yoga.

Nessas imagens, mesmo que alguns as considerem como uma espécie de humor, que de humor nada tem, nota-se que os ébrios talvez nem souberam que foram fotografados, ou se souberam, podem ter recebido uma pequena recompensa para se deixarem fotografar no estado deplorável que se apresentaram; fotografados por alguém que, em primeiro lugar, só demonstrou falta de respeito com o ser humano, seguido pelo desrespeito ao Yoga, à linhagem dos grandes sábios-yogis, aos professores e praticantes.

Jamais podemos aceitar que o blog originário dessas inapropriadas imagens, o(a) autor(a) da façanha, os tablóides sensacionalistas e outros inadvertidos sites, que aproveitaram essas fotos, associem e classifiquem aquelas imagens com asanas do Yoga, pois se realmente conhecessem a fundo o propósito da nobre filosofia, mostrariam o mínimo de respeito aos seres humanos e aos grandes sábios-yogis e jamais ousariam denegrir e depreciar o Yoga da forma como foi  denegrido e depreciado.

Como todos sabemos que o que cai na rede é peixe; espantados e indignados podemos ficar, entretanto, procuremos não nos deixar levar por qualquer nota de possível humor que essas fotos pretendam transmitir, deixando que essas indigitadas imagens caiam no esquecimento do tempo, mesmo que se mostrem arquivadas e disponíveis em sites de buscas.

 Disso tudo, devemos estar atentos e alertas, pois se algum leigo desavisado vier nos apresentar essas empobrecidas imagens, somente nos cabe esclarecê-lo que nada de humor há no que foi divulgado e que isso não é Yoga! Pois, desta forma, não estaremos nos tornando cúmplices daquilo que só vem macular esta tão bela filosofia de vida da qual fazemos parte. 

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário