25 de setembro de 2011

FORMAÇÃO: UMA ESCOLHA CONSCIENTE



HUMBERTO MENEGHIN
artigo publicado originalmente no www.yoga.pro.br



É natural que todo aquele praticante do Yoga que se apaixonou pela valiosa filosofia milenar queira se aprofundar nos estudos, não só para se tornar professor ou professora, mas para adotar com mais perseverança esses preceitos de vida.
Então, surge a decisão de participar de um curso de Formação em Yoga. Daquele curso que o(a) amigo(a) fez, gostou e recomenda. Ou, daquele curso em que o(a) professor(a) possui uma ampla e boa bagagem sobre estudos e prática do Yoga para compartilhar com os alunos. Ou, até mesmo cursar aquela extensão universitária oferecida em algumas instituições educacionais do país. No entanto, recomendável é saber escolher dentre os inúmeros cursos oferecidos, qual ou quais deles lhes chamam mais atenção.




O primeiro passo para se escolher um curso de Formação em Yoga é procurar saber um pouquinho mais sobre a consistente formação e de quem irá formá-lo(a). Depois, entram a questão pragmática, os pontos e assuntos a serem ensinados e, ainda, a duração da formação, número de módulos-encontros e o justo valor a se pagar pela Formação. A linha do Yoga que será ensinada, a carga horária e o local onde o curso de Formação em Yoga  será ministrado também são pontos cruciais para uma boa escolha consciente.
Decidido qual curso participar, que irá ser oferecido por aquele(a) professor(a) com quem você mais se identificou, então, chegou a hora de colocar as mãos na massa e ler, previamente, alguns livros ligados à linha do Yoga que você irá estudar, ou seja,  aprofundar-se.
Dentre esses livros, no caso de o Yoga a ser estudado for o Hatha Yoga, vale destacar: A Tradição do Yoga, de Georg Feuerstein, A Árvore do Yoga, de B.K.S. Iyengar, O Tattavbodhah, O Conhecimento da Verdade, de Sri Sankaracarya, traduzido e comentado por Gloria Arieira e Uma Visão Ayurvédica da Mente, de David Frawley, dentre outros disponíveis na nossa língua.


Aliado à leitura de alguns livros voltados ao aprendizado do Yoga, a pratica de asanas, concentração, meditação e certos preceitos do bem viver no dia-a-dia também devem ser lembrados pelo praticante que decidiu se aprofundar no estudo da filosofia.


Ainda, relevante é saber que você não irá apenas participar da Formação em Yoga que escolheu com aquele único propósito de aprender mais sobre a execução e a prática de asanas, pois dentro da pragmática de uma boa Formação em Yoga que se preze, além de ser recomendável esta haver sido avaliada por algum ente associativo do Yoga, como a Aliança do Yoga, você também irá estudar Vedanta, Ayurveda, história, ética, pranayama, anatomia do Yoga, sânscrito básico, cultura hindu e cantos de mantras. Sendo bem importante também estarem presentes o bom e qualificado estudo de pelo menos das escrituras Hatha Yoga Pradipika e o Yoga Sutra dePatanjali.
Durante a Formação, inevitável é você não ampliar seu leque de boas amizades, pois encontrará alguns amigos praticantes os quais poderá levá-los como amigos por toda a vida, adicionado ao conhecimento e vivências adquiridas. Muitos desses amigos que até já fizeram mais de uma Formação e também terão boas experiências e estórias a compartilhar.


Ainda, sabemos que existem outras boas Formações em Yoga que podem ser feitas no exterior como na Índia, Estados Unidos e até em Bali. Mas, para essas Formações no exterior, a questão monetária do yogi praticante deve estar sólida, uma vez que terá que dispensar parte de suas economias com passagens aéreas, hospedagens e outras despesas que terá no local.
No entanto, antes de qualquer tomada de decisão sobre participar ou não de uma formação no exterior, cabe, então, além de levantar todas as informações necessárias, pré-analisar se valerá a pena, pois na maioria das vezes não sobrará tempo para turismo, mesmo que a Formação seja oferecida na atraente Califórnia.


E por falar em Formações de Yoga no exterior, você como verdadeiro interessado em se aprofundar na filosofia, deve evitar em cair na tentação de participar de qualquer curso rápido em Yoga via internet, geralmente oferecidos na terra do tio Sam, com certificação e tudo o mais. Primeiro, por não serem cursos em que haja o contato presente com o professor que irá lhe ensinar mais sobre o Yoga e conseqüentemente o conteúdo, estudo e a vivência não terão a profunda consistência que você tanto espera.


Àqueles praticantes que tem como objetivo principal ampliarem o conhecimento no que concerne à teoria e prática do Yoga para em um futuro transmiti-los em aulas aos alunos praticantes, seja qual for o tipo de Formação que tomem parte, a prática e a dedicação aos estudos sempre continuam; pois se encerrarem no momento em que se recebeu o certificado, toda a vivência e conhecimento irão se estagnar, como um lago que seca na estiagem.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário