10 de maio de 2011

NEM TODOS ESTÃO INTERESSADOS EM YOGA, MUITO MENOS EM MOKSHA



HUMBERTO MENEGHIN



“Após uma segunda-feira corrida e agitada, começo de semana, que praticar Yoga que nada! Eu só quero ir pra casa, depois do trabalho, jantar, cuidar do marido das crianças, assistir a minha novela e mais tarde tomar meu banho, cair na cama e dormir. Praticar Yoga? Não tenho tempo pra isso! É muito parado. Dizem que é bom pra saúde, mas prefiro seguir o meu regimezinho, ir na academia amanhã cedo, fazer a minha malhação e quem sabe enxugar umas gordurinhas. Yoga não! Pra quê? Minha amiga faz Pilates e está amando!!! Uma outra só massagens. Yoga não é para mim, não leva a nada. Tenho mais o que fazer! Oras, bolas!” – Estes podem ser alguns dos pensamentos que rodam a cabeça de quem nem um pouco está interessada ou interessado na prática do Yoga.

O que se vê, hoje em dia, quando aulas de Yoga são oferecidas a preços justos e até gratuitamente, é uma grande falta de interesse e vontade por parte de algumas pessoas quando o tema é praticar Yoga. Nem querem ouvir falar e muito menos experimentar. Mas por que isso acontece?




De início algumas pessoas podem até dizer, com um sorriso, que querem praticar, mas na hora “H” simplesmente mudam de idéia e fogem do Yoga. Inventam algumas desculpas, pois na realidade preferem estar fazendo uma outra coisa que mais lhes agrade do que praticar Yoga; por exemplo: desde assistir um programa paupérrimo na TV ou até ficar sem fazer nada útil. Será que o Yoga é assim tão doloroso para essas pessoas?

Nem se diga quanto ao autoconhecimento. Talvez nem saibam que o Yoga conduz o praticante ao autoconhecimento, muito menos que seu fim é moksha, a libertação. Podem até confundir moksha com algum tipo de café vendido numa cafeteria e continuarem achando que de modo algum iriam perder seu precioso tempo com o Yoga. 

No entanto, alguns espaços e professores nem se importam em dizer que o fim do Yoga é moksha; pois daria muito trabalho para explicar e os alunos poderiam se assustar. Ainda, notamos que certos praticantes somente querem aprimorar os ásanas que executam e nada mais.


Dizem que quando o aluno está preparado, o professor aparece. Mas, no caso daquelas ou daqueles que não estão nenhum pouco interessados na prática e no estudo do Yoga, mesmo que o professor apareça, não saberão aproveitar a oportunidade.

Digo isso, pois na verdade existem pessoas que ainda não estão preparadas para o Yoga, como há praticantes de Yoga que ainda não estão preparados para jogar golf e talvez nunca joguem golf. Primeiro porque o golf não é tão difundido assim neste país e segundo por que o assunto golf não iria interessar à maioria dos Yogis, com exceção de alguns que vivem na América do Norte onde este esporte é mais popular e poderiam jogá-lo.




Podem algumas pessoas começarem a praticar motivados por alguém que lhes é importante: uma chefa, um gerente, uma artista que pratica e gosta do Yoga ou uma amiga formadora de opinião; mas na maioria das vezes esses praticantes que querem clonar alguém importante, ao longo do tempo, não irão dar continuidade e em pouco abandonarão a prática.




Propagam que o Yoga é para todos, pode até ser, mas do todo somente uma ínfima parcela desejará ardentemente continuar praticando e até estudar um pouquinho mais da filosofia para se autoconhecer e buscar moksha.

Então, para aqueles e aquelas que ainda não conseguem enxergar a luminosidade do Yoga e seus inúmeros benefícios no físico, na mente e no Ser, só há uma coisa a dizer: A porta do Yoga está aberta para você, mas por favor não fique parado entre o batente interrompendo a passagem, sem decidir se vai passar pela porta ou não.




Talvez, anos mais tarde, quando estiver colhendo os frutos da idade poderá se lembrar que um dia lhe foi oferecida a chance de se melhorar em todos os aspectos, mas a esta chance não foi dada a mínima importância.

A oportunidade do Yoga passou pela a vida e se foi. Poderá passar novamente, talvez quando o conceito Yoga estiver mais claro e o novo praticante se identificar sinceramente com ele. E quem sabe isso poderá acontecer no mesmo momento em que o Yogi também se interessar pelo golf.

Harih OM!

2 comentários:

  1. Ola Humberto, tudo em paz ? Li uma traducao q vc fez de um texto Sw. Dayananda no site do Pedro com o titulo `A palavra e o q ela revela`, o titulo original é WORDS nao é ? Este texto faz parte de uma coletanea, gostaria de saber se vc fez alguma outra traducao e onde esta publicada. Vc poderia passar o titulo original em ingles pois tb estou fazendo algumas traducoes mas gostaria de investir meu tempo em textos q vc ainda nao traduziu. Obrigado pela atencao harih Om Gustavo

    ResponderExcluir
  2. A prática, o estudo e a vivência. Ah, como sou grata por ter "me encontrado" no Yoga!

    ResponderExcluir