5 de maio de 2011

ESTAMPADO NO TAPETINHO


 
HUMBERTO MENEGHIN


Por incrível que possa parecer, o site especializado em merchandising, CaféPress, que comercializa e vende produtos e lembrancinhas relacionadas à datas comemorativas lançou uma linha de tapetes customizados para a prática de ásanas do Yoga onde estão estampadas frases que destacam e comemoram abertamente a derrota e o  fim de um  personagem que todos nós conhecemos.

Repercussões quanto ao desencarne do inimigo número um da humanidade, em especial dos Estados Unidos, é mais do que natural. No entanto, o que vemos é a indústria do marketing e vendas, absurdamente, tentando lucrar com o ocorrido. Para alguns isso é motivo de comemoração, para outros não.

Gaiam, a grande fabricante de tapetes de Yoga na América do Norte, cujos tapetinhos são produzidos na China, se explica dizendo que apenas forneceu os mats à CaféPress sem as respectivas estampas e dizeres e que  esta é  a única responsável pela inadequada customização dos mats. Ainda, esclarece, que está trabalhando para remover os produtos do site CafePress, (os mats já foram removidos do site), assegurando que esta situação não ocorrerá mais.



Ora, que praticante em sua mais sã consciência teria o bom senso e a mínima vontade de praticar ásanas do Yoga em tapetinhos como esses? Talvez ninguém; mas, existe consumidor para tudo neste mundo.

Estranho seria alguém adotar esses mats na prática, uma vez que os dizeres que os estampam são absolutamente contrários ao que o Yoga preceitua: a não violência. Será que você se sentiria confortável em balásana num mat como esse?


Inevitável é aos que vêem esses tapetinhos não se lembrarem dos grandes infortúnios que o personagem em questão causou. No entanto, se algum praticante preferir usar esses mats, será com o nítido fim de chamar a atenção, do que realmente praticar.

Sabemos até que outros produtos desde camisetas, canecas e outras quinquilharias com o respectivo tema podem ter sido produzidos para também serem vendidos. Cogita-se na Terra do Tio Sam, que muitos praticantes de Yoga estariam dispostos a boicotarem a fabricante dos mats bem como a empresa que os customizou; no entanto, a fornecedora dos tapetinhos já estaria os recolhendo do mercado.

Diante da expressiva reação contrária da comunidade do Yoga na América, notamos que existem praticantes muito conscientes e que de modo algum estariam dispostos a compactuarem com um equívoco como esse.
 
Será que já customizaram algum mat estampando o novo casal real britânico?

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário