22 de março de 2011

HOLI “DAY”




HUMBERTO MENEGHIN


Não é nome de música, nem de hotel e nem significa férias ou feriado, mas sim um dia muito auspicioso para os hindus. Holi: festejado na Índia e até em outros países como Nepal e Sri Lanka, onde a cultura hindu é expressiva, aconteceu, em 2011, no dia dezenove de março, quando a Lua coincidentemente ficou mais próxima da Terra e se estendeu até o outro dia.  

Segundo consta, este carnaval de cores é um dos costumes hindus mais marcantes pois data de muitos séculos antes do nascimento de Cristo.







Podendo-se comparar o Holi com uma brincadeira de crianças, as pessoas comumente espirram tintas e jogam pós coloridos umas nas outras para depois ouvirem da boa música, comerem e beberem. Mas por que fazem isso?

Conta-se que um rei extremamente vaidoso, com o ego muito inflado e sobretudo temível, chamado Hiranyakashyap, fazia questão que todas as pessoas de seu reino o venerassem. Um dia ficou muito contrariado e irado quando soube que seu filho Prahlad decidiu venerar o senhor Vishnu, ao invés da sua pessoa. 




Então, o rei Hiranyakashyap planejou junto com a sua irmã Holika, eliminar o filho. Cruelmente, pediu a Holika que levasse Prahlad para uma fogueira e o queimasse. Agraciada com o poder de não se queimar, Holika assim o fez e levou o sobrinho para dentro da fogueira; mas, para a sua surpresa e a de todos, Holika se deu mal, pois não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado caso entrasse na fogueira acompanhada por outra pessoa e ainda mais com a agravante de destruí-la.

Reconhecendo a bondade e devoção inerentes de Prahlad, Vishnu o salvou e Holika foi destruída e por causa disto é que o Holi é um dia muito importante cujo objetivo principal é o de festejar a vitória do bem contra o mal, bem como destacar o triunfo da devoção.




O Holi também festeja uma outra a lenda: a de Radha e Krishna, onde está descrito o extremo prazer que Krishna sentiu ao aplicar cor sobre Radha e Gopis. Esta brincadeira de Krishna mais tarde, tornou-se uma tendência e também faz parte das festividades do Holi.







Este festival das cores, comemorado com muita festa e alegria, onde algumas pessoas saem vestindo roupas brancas, oficialmente inaugura, no hemisfério norte, a chegada da Primavera, a estação do amor, que ainda é acompanhada pela tradição da queima Holika ou o "Holika Dahan" .




Alguns estrangeiros que estão pela India podem até não entender e aceitar a essência desta festividade e como uma tartaruga que se recolhe para dentro do casco evitam sair de onde estão para não se “sujarem” com as bonitas cores do Holi, festividade esta que existe, existiu e sempre continuará existindo.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário