6 de novembro de 2010

O AUSPICIOSO E LUMINOSO DIWALI


  
HUMBERTO MENEGHIN

Considerado pelos Hindus, Jainistas e Sikhs como a mais importante comemoração do ano, Diwali ou Deepavali, o festival das luzes é celebrado habitualmente entre os meses de setembro e novembro, dependendo da fase lunar e solar.

Neste ano de 2010, próximo ao começo do período de lua nova, o Diwali se iniciou no dia cinco de novembro e por cinco dias será comemorado por inúmeras famílias na Índia, Nepal e diversos outros países pelo mundo.

Como as festividades de ano novo que ocorrem a cada dia 31 de dezembro, aqui no ocidente, onde muitos rituais são realizados, principalmente no Brasil, a celebração do ano novo para os hinduístas é marcada por muita alegria e luminosidade. Incontáveis velas são acesas em pequenas luminárias feitas de barro cujas chamas nascem do óleo ali colocado, significando o triunfo do bem sobre o mal.


Traduzindo do sânscrito a palavra Diwali (दीपावली Dīpāvali), temos que literalmente Diwali nada mais é do que  uma fileira de lâmpadas. No sentido espiritual, isto significa para o devoto o aflorar da Luz da consciência, a Luz interna que dissipa a ignorância pelo conhecimento e que traz discernimento, paz e alegria. 

Vestindo roupas novas, comemorando essa especial festividade com fogos de artifícios e oferecendo pujas aos Deuses, os devotos compartilham doces e comida com a família e amigos; o que na verdade é uma troca de energias com o propósito específico de atrair mais prosperidade para a vida e os negócios, durante todo o ano.

Comumente, Lakshmi e Ganesha são os Deuses mais lembrados pelos Hindus, em muitas pujas, durante o Diwali; tudo para que a devoção e fé neles depositadas tornem real e auspiciosa a prosperidade necessária e que todos os entraves sejam definitivamente queimados pelas luzes que foram acessas.

Portanto, independendo de onde estivermos, conectar-se com esta festividade, Diwali, e refletir sobre o seu significado, sobre nós, sobre a vida e mesmo mentalmente se predispor fazer uma puja interior, permitirá que a energia das luzes que brilham em todas as esferas e velas acesas pelo planeta cheguem até você. Assim, toda a ignorância que ainda persiste em se esconder nos meandros do Ser pode começar a ser eliminada. E é isso o que mais vale.
Feliz Diwali!

Um comentário:

  1. Namastê Humberto,
    que legal que iniciou um blog!
    Que bom compartilhar um pouco da sua vivência pelos caminhos do yoga.
    Muita luz na sua jornada!!
    Om Shanti

    ResponderExcluir